CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS: Quatro mil cirurgias de cataratas e pterígios serão realizadas em Porto Velho pelo projeto "Enxergar" do Governo de Rondônia


CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS: Quatro mil cirurgias de cataratas e pterígios serão realizadas em Porto Velho pelo projeto "Enxergar" do Governo de Rondônia


Mais de quatro mil cirurgias serão realizadas na 11ª edição do projeto “Enxergar”

Porto Velho, RO - Com investimento de R$ 4 milhões, o Governo de Rondônia lançou nesta segunda-feira (21), a 11ª edição do projeto “Enxergar” em Porto Velho. A ação acontece no Hospital Samar, zona Sul da cidade e visa reduzir a fila de espera por procedimentos oftalmológicos em todo o Estado.

Nesta etapa estão previstas a realização de quatros mil cirurgias entre cataratas e pterígios (carne crescida nos olhos) na Capital.

Ademilder de Andrade diz estar sendo abençoada com ação

Em 2021, o projeto, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ofertou mais de dez mil cirurgias nos municípios de: Porto Velho com quatro mil cirurgias; Jaru com dois mil; Ji-Paraná com mil; Cacoal com dois mil e Rolim de Moura com mil cirurgias.

Esse ano, com mais uma edição, serão no total 14 mil cirurgias realizadas em Rondônia.

A aposentada, Ademilder de Andrade Costa, relatou que aguardava na fila de espera desde 2019 para fazer a cirurgia.

“Quando eu entrei na lista não pude realizar a cirurgia por causa da pandemia. Hoje, com o projeto eu me sinto abençoada, porque estou sendo atendida perto de minha casa e por uma equipe de profissionais muito atenciosos. Estou agradecida por esse projeto que vem ajudando muitas pessoas durante esses anos”, disse agradecida Ademilder.

Cléber Freita agradeceu pela ação do Governo de Rondônia

“O paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), para realizar os procedimentos de praxe e receber o encaminhamento para a regulação de consulta e exame oftalmológico. Para o paciente que já está na fila, será necessário atualização da folha cadastral, a fim de que a equipe entre em contato e marque a cirurgia, caso seja preciso. É importante frisar que todos os pacientes passarão por um consulta para verificar a necessidade de cirurgia ou não”, explicou o secretário da Saúde, Fernando Máximo.

O morador, Cléber Freita de Melo, de 67 anos que também recebeu o atendimento pelo projeto, destacou a gratidão por poder realizar a cirurgia de catarata. “O projeto é maravilhoso para os idosos como eu. Os profissionais estão de parabéns pelo atendimento e pelo cuidado com cada paciente”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem