Em 2024 houve cinco acidentes registrados - Foto: Junior CostaInstituída para garantir a segurança e a saúde dos servidores, prevenindo acidentes e promovendo um ambiente laboral mais protegido, a Cipa é formada por servidores eleitos anualmente. Por meio de inspeções periódicas, treinamentos e campanhas de conscientização, a comissão atua na redução de riscos, na orientação sobre boas práticas e no fortalecimento da cultura de prevenção.
De acordo com a vice-presidente da Cipa, Joana Oliveira, o resultado de 2025 contrasta com anos anteriores, que sempre registravam ocorrências envolvendo trabalhadores da Sema. Ela destaca ainda que o cuidado com o aspecto psicológico dos servidores também foi um dos pontos focais da comissão.Vale lembrar que os servidores da Sema atuam em atividades que envolvem escaladas, poda de árvores, manuseio de equipamentos cortantes e outras tarefas que requerem atenção constante para evitar acidentes durante sua execução.
“Mensalmente a Cipa participa de ações voltadas tanto à saúde física quanto à psicológica dos nossos servidores. Neste ano tivemos meses em que ofertamos atendimento psicológico, participamos de campanhas como o Novembro Azul, entre outras iniciativas que contam com o alinhamento da Cipa e do secretário Vinicius Miguel”, afirmou Joana Oliveira.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel, reforçou a importância da política permanente de prevenção dentro da pasta.
“Nosso compromisso é garantir que cada servidor da Sema retorne para casa com segurança e integridade. O resultado obtido em 2025 demonstra que, quando há planejamento, cuidado e participação ativa das equipes, é possível construir um ambiente de trabalho mais humano e seguro. Essa é uma prioridade que vamos seguir fortalecendo”, destacou o secretário.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Júnior Costa


0 Comentários