

A interlocução com a Rede de Proteção à mulher, que inclui os vários órgãos que integram o sistema de atendimento às vítimas de violência doméstica, é um dos destaques da programação da Semana da Paz em Casa, em cinco comarcas do interior do estado, ações promovidas pelo Poder Judiciário de Rondônia, por meio da Coordenadoria da Mulher.
Uma equipe composta por profissionais da Coordenadoria percorre as comarcas para a promoção do diálogo com as instituições parceiras, além de outras ações educativas como rodas de conversas, palestras com estudantes, diálogo sobre masculinidades e espaço de cuidado (massagem com profissionais que trabalham no atendimento às vítimas de violência).
Após a abertura, na comarca de São Miguel do Guaporé, a equipe foi até São Francisco do Guaporé, onde na Escola General Sampaio, que fica próximo ao Forte Príncipe da Beira, foi realizada palestra voltada aos alunos, professores e pais.
Uma roda de conversa na escola Angelina dos Anjo movimentou estudantes do nono ano e primeiro do ensino médio.
No Fórum da comarca, servidores participaram da Roda "Dialogando Masculinidades", uma atividade que busca questionar e refletir sobre atitudes que contribuem para uma cultura machista.
O espaço de cuidado foi instalado na sala de testemunhas, dando oportunidade de relaxamento e cuidado a magistrados servidores e terceirizados, profissionais que geralmente lidam com situações de violência e que também, muitas vezes precisam de um olhar humanizado.

São Francisco do Guaporé
Na comarca de São Francisco a programação iniciou com o café Dialógico, voltado ao público interno. Em seguida a interlocução com a rede, que contou com representantes de órgãos de sistema de Justiça e do executivo municipal.
A equipe da coordenadoria também difundiu informações relevantes de combate a violência doméstica em entrevista à rádio local, a Rádio Clube FM. A assistente social Jordânia Damasceno e a assistente jurídica Lorena Gorayeb esclareceram questões do ciclo da violência e as formas e canais de enfrentamento a violência contra a mulher.
Rolim de Moura
Em Rolim de Moura, o sistema de Garantia de Direitos e Rede de Proteção local também foi alvo, no encontro realizado no Fórum da comarca. Simultaneamente foi realizadas as intervenções "dialogando masculinidades" e "espaço de cuidado", ações que encontraram ressonância positiva.
Julgamentos
Outra vertente da Semana da Paz em casa, projeto do STJ e CNJ em parceria com os tribunais, são os mutirões de julgamentos de processos relativos a violência doméstica em todo estado, inclusive júris.

Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO


0 Comentários