Moradores de Porto Velho dialogam sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Novidades

6/recent/ticker-posts

Moradores de Porto Velho dialogam sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Encontro promovido pela Semec reuniu lideranças comunitárias e técnicos para debater soluções sustentáveis para futuro urbano da cidade - Foto: Emily Costa

Porto Velho, Rondônia - A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), realizou na última semana, um diálogo com a população sobre planejamento urbano e mudanças climáticas. O encontro, que antecede a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo (PDPM), aconteceu no Prédio do Relógio e contou com a presença de moradores de todas as regiões, líderes comunitários, representantes de instituições e técnicos municipais.

Durante a atividade, os participantes puderam analisar os mapas de sua zona urbana e identificar áreas vulneráveis a alagamentos e outros impactos climáticos. A oficina também incentivou o debate sobre soluções sustentáveis que possam fortalecer a resiliência urbana de Porto Velho diante dos desafios ambientais. No encerramento da atividade, cada grupo apresentou os impactos observados em sua região e sugeriram alternativas para reduzir os riscos e problemas ambientais e urbanos.
Para Edvaldo Alves, morador da comunidade Cidade Alta, localizada na BR-319, o evento é muito importante porque discute o planejamento da cidade onde vive. “A melhor forma de reivindicar melhorias urbanas é participando do planejamento. Por isso, gostaria que mais moradores se envolvessem para representar suas comunidades e acompanhar a lei em questão, que é o Plano Diretor Participativo”, afirmou.
Nos meses anteriores, encontros comunitários já haviam sido promovidos nos distritos do alto, médio e baixo Madeira, fortalecendo a participação popular no processo de acompanhamento do PDPM.

Os eventos preparatórios foram pensados para ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil e estimular a construção coletiva de propostas que irão compor as discussões da 2ª Conferência Municipal, prevista para os dias 10 e 11 de dezembro, quando será avaliado o andamento da implementação do Plano Diretor, a partir do relatório de acompanhamento da lei.

O tema central desta edição é “Município Resiliente: um novo olhar em tempo de mudanças climáticas”, que orienta todo o ciclo de eventos preparatórios realizados pela Prefeitura. A proposta reforça o compromisso do município com um desenvolvimento sustentável, inclusivo e adaptado à nova realidade, frente às mudanças climáticas.

A 2ª Conferência Municipal reunirá diversos segmentos da sociedade para avaliar o andamento da implementação do Plano Diretor. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.


Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Texto: Emily Costa
Foto: Emily Costa


Reactions

Postar um comentário

0 Comentários