POLÍTICAS PÚBLICAS: Emergência Climática é tema da etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente


POLÍTICAS PÚBLICAS: Emergência Climática é tema da etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

Participam do evento especialistas, representantes da sociedade civil e órgãos ambientais para debater estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas

Porto Velho, ROO enfrentamento aos desafios climáticos esteve no centro das discussões na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que teve início nesta quarta-feira (12), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rondônia, o evento reúne especialistas, representantes da sociedade civil e órgãos ambientais para debater estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, em um contexto de eventos extremos como inundações e secas prolongadas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) coordena a realização da Conferência, que segue até esta quinta-feira (13).

O governador do estado, Marcos Rocha, evidenciou a importância da Conferência para o desenvolvimento sustentável de Rondônia. “Estamos comprometidos em encontrar soluções eficazes para garantir um ambiente saudável e equilibrado. A participação da sociedade e das instituições ambientais é fundamental para construirmos políticas públicas sólidas e alinhadas com as necessidades reais da população”, salientou.

O tema central do evento é “Emergência Climática: desafio da transformação ecológica”, abordando cinco eixos estratégicos:
  • Mitigação – Estratégias para reduzir impactos ambientais e emissões de gases de efeito estufa;
  • Adaptação e Preparação para Desastres – Medidas para tornar comunidades mais resilientes a eventos extremos;
  • Transformação Ecológica – Incentivo a práticas sustentáveis na economia e no desenvolvimento urbano;
  • Justiça Climática e Governança – Promoção da equidade e participação social na defesa do meio ambiente; e
  • Educação Ambiental – Sensibilização e capacitação da sociedade para a preservação dos recursos naturais.

UNIÃO DE ESFORÇOS

Os debates e as propostas construídas servirão como base para a participação de Rondônia na fase nacional

A Conferência conta com a participação de instituições ambientais como as organizações Ecoporé e Kanindé, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e Superintendência Indígena de Rondônia. Para Ana Paula Albuquerque, representante da Organização Ecoporé, a retomada das discussões ambientais é essencial. “Precisamos apresentar propostas bem elaboradas e coerentes, que se destaquem a nível nacional e fortaleçam a defesa do meio ambiente”, afirmou.

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, ressaltou que a Conferência fortalece o engajamento de Rondônia com um futuro sustentável. “Estamos lutando para garantir um meio ambiente equilibrado e forte, aprimorando as políticas ambientais e incentivando a participação da sociedade na construção de soluções viáveis.”

FASE NACIONAL

Os debates e as propostas construídas na etapa estadual servirão como base para a participação de Rondônia na fase nacional da 5ª CNMA, que será realizada em maio, em Brasília, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O objetivo é consolidar diretrizes que promovam ações efetivas na adaptação e enfrentamento das emergências climáticas no Brasil.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem