O dia 06 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 06 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

6.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1923 – Está fora de perigo o coronel Paulo da Cruz Saldanha, o maior comerciante da região do Rio Guaporé, vítima de acidente de carros em Fortaleza/Ce. 

1946 – O general Candido Rondon critica deputados constituintes que defendem a extinção dos Territórios, e diz serem necessários criar mais Territórios na Amazônia. 

1949 – O hospital “São José”, o único de Porto Velho, tem novo diretor, o Dr. Rubens Brito. O antecessor, Dr. Maurício Bustani, saiu elogiando o trabalho das irmãs de Auxiliadora naquele local.

1976 – A balsa enviada a Porto Velho para a travessia do Rio Madeira, em Porto Velho, não funciona porque o DNER não construiu uma rampa própria a aela.

1981- A Receita Federal, que ano passado arrecadou CR$ 1,4 trilhão em Rondônia, quer chegar a 1,8 tri este ano, conforme estimativa da RF.

1988 – O delegado João Lucena lança 2 livros: “Um tiro na madrugada” e “Bandidos da BR”, assassinatos do advogado Agenor Carvalho e do empresário João da Calama.

HOJE É

Dia Nacional da Matemática. Dia do Instrumentador Cirúrgico. Dia da Coragem. Dia do Cartógrafo. Dia Mundial do Acordeon. 

Católicos celebram Santa Benedita de Roma, São Domingos Sávio, São Bonifácio da Alemanha, São Lúcio de Cirene,

BRASIL

1895 – Nasce Júlio César de Mello e Souza – pseudônimo Malba Tahan. (+1974), patrono da Matemática. 

1997 — Privatizada a mineradora Vale do Rio Doce. 

2007 - Morre Enéas Carneiro (n. 1938), médico e polímata. 

MUNDO

1840 – A Inglaterra é o 1º país do mundo a emitir selos postais, o One Penny Black. 

1889 – A Torre Eiffel é aberta ao público. 1994 – Inaugurado o Eurotúnel no Canal da Mancha.

FOTO DO DIA

LEMBRANDO O ALTO MADEIRA (I)

Durante quase 30 anos fui repórter do jornal Alto Madeira – que depois de um século e cinco meses deixou de circular, em 2017. Lá cheguei em 1977, onde aprendi muito, o que devo não só ao jornal, mas também às equipes com as quais convivi.

O jornal cobriu grandes momentos da nossa história, antes da criação do Território, do Território e do Estado, os últimos 70 anos sob a direção do jornalista Euro Tourinho, que considerava o AM um “patrimônio de Rondônia”.

Dos que atuaram no Alto Madeira, alguns entraram para a nossa história, como Vinícius Danin, que com outro jornalista foi numa “vespa” a Brasília, pedir do presidente Jango verba para manter a BR-29 (364).  

Na foto, esq/dit: Zezinho, Ivan Marrocos, Ciro Pinheiro (atrás o Juliano), Alice, (atrás o Cruz), Áureo (com a criança ao colo), Salinas (atrás), Wiliam Jorge, Carlinhos Neves e Zé Carlos Sá. Na frente a “mascote” Raísa (filha da Alice), depois presidente do CAU/RO.

Eu, mestre João Tavares e outros não posamos. Motivo: Alguém tinha de trabalhar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem