As amostras foram submetidas a exames periciais, no laboratório especializado do Ipem-RO
Porto Velho, RO - Com o objetivo de garantir a qualidade, transparência e confiabilidade dos produtos comercializados durante o período da Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou em diversas cidades do Estado, a “Operação de Páscoa”, visando verificar a quantidade dos produtos relacionados à data comemorativa. As atividades desempenhadas em conjunto à uma ação nacional, abrangeram as cidades de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Itapuã do Oeste.
A operação teve início em fevereiro, com a coleta de produtos em diversos estabelecimentos comerciais. Posteriormente, as amostras foram submetidas a exames periciais no laboratório especializado do Ipem-RO, durante o período de 20 a 26 de março.
Segundo o presidente do Ipem-RO, Carlos Albuquerque, as equipes do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia trabalharam para coletar os itens de Páscoa em supermercados, distribuidoras de doces e pescados, garantindo uma vasta abordagem, que incluiu vários tipos de produtos típicos dessa época do ano.
AÇÃO PREVENTIVA
Durante a operação, foram identificadas algumas irregularidades, tanto nos pontos de comércio quanto nos exames oficiais realizados no laboratório de pré-medidas do Instituto. Essas imprecisões resultaram em laudos reprovados, e na emissão de autos de infração.
Nos estabelecimentos comerciais, uma das irregularidades encontradas foi a ausência da “tara” (peso do recipiente que é usado para pesar alguma mercadoria), nos produtos etiquetados, o que influencia diretamente no peso final e na quantidade correta do item. Já no laboratório, foram identificadas falhas no envase, como o glaciamento de pescado (gelo), e chocolates com peso inferior ao indicado.
Diante das constatações, o Ipem-RO reforçou a importância dos consumidores verificarem sempre se a embalagem (tara) foi corretamente descontada no peso final do produto. Além disso, é recomendado, ainda que, as embalagens estejam bem fechadas e, em caso de qualquer violação, o consumidor pode acionar a gerência do estabelecimento. Caso não haja retorno satisfatório, é fundamental entrar em contato diretamente com o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia para reportar à situação.