O dia 31 março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 31 março na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA
31.3.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

31 – 1947 – A 2ª Cia. Rodoviária Independente encerra suas atividades sem cumprir o projeto de construir uma rodovia de Porto Velho a Vilhena (1)

1954 – Chega a Porto Velho o engenheiro Albino de Gusmão, contratado pelo governo do Território para estudar e propor soluções para o abastecimento d’água da cidade.

1964 – Autodenominado “Agente da Revolução”, o capitão EB Anachreonthe toma o governo de Rondônia e manda prender dezenas de pessoas em Porto Velho e Guajará-Mirim.

1971 – Entra em vigor a Portaria 195, proibindo a garimpagem manual na Província Estanífera do Brasil. Em Rondônia há milhares de garimpeiros sendo retirados de grotas, mas muitos continuam garimpando.

1983 – Com leitura de Ordem do Dia e ingresso de recrutas, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva comemorou o 19º ano do Movimento de 31 de março.

1991 – Em Porto Velho, um temporal impediu a procissão do Senhor Morto e de outros eventos, previstos para o átrio da catedral do Sagrado Coração de Jesus.

HOJE É

Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. Dia da Integração Nacional.
Católicos celebram a Páscoa (data móvel), Santa Balbina, São Benjamin Diácono.

BRASIL

1964 – Militares, convocados por movimento popular, depõem JO]aop Goulart da Presidência da República. 

1965 — O Pico da Neblina (AM), ponto mais alto do Brasil com 2 993,78 m, é escalado pela primeira vez.

MUNDO

1727 — Morre Isaac Newton (n. 1643), físico britânico, autor da “lei da gravidade”. 

1869 — Morre Allan Kardec (n. 1804), codificador da doutrina espírita.

FOTO DO DIA
A 1ª CONSTITUINTE (IV)

Marcada para começar 17hs, com pouco público no ginásio “Cláudio Coutinho”, havia um clima de tensão pela possibilidade de o governador Jorge Teixeira não comparecer.

Estavam confirmados, além da bancada federal rondoniense e outras autoridades, os pré-candidatos do PDS, partido de Teixeira, a presidente da República, Mário Andreazza e Paulo Maluf, e o representante do presidente João Figueiredo, o ministro da Justiça Ibrahim Abi-Ackel.

Teixeira, com os dois ministros, demoraram a chegar. Dezival Reis, presidente do PDS, apresentava Paulo Maluf aos convidados. Um deles, o deputado Zuca Marcolino, que fora prefeito de Mirante do Paranapanema (SP), negou-se a apertar a mão de Maluf, e disse: “Não aperto mão de corrupto”.

Maluf não pestanejou: mão estendida rumo a outro deputado, ele continuou a caminhada, como se nada tivesse acontecido.

Logo em seguida o mestre de cerimônia Eudes Lustosa, anunciava a chegada de Teixeira e dos dois ministros e a sessão seguiria adiante.

(F. Teixeira (d), com os ministros Mário Andreazza (c) e Abi Ackel, chega para a promulgação da Constituição de 1983. (F. Machado)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem