CONSCIENTIZAÇÃO: Agevisa realiza programação para dar visibilidade às campanhas de hepatites virais e hanseníase


CONSCIENTIZAÇÃO: Agevisa realiza programação para dar visibilidade às campanhas de hepatites virais e hanseníase

Equipes que coordenam as ações de Hepatites Virais e Hanseníase participam de parcerias com entidades em busca ativa de público-alvo

Porto Velho, RO - A Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa realiza em julho, ações para dar visibilidade às campanhas de conscientização da sociedade quanto às hepatites virais e hanseníase. Em Rondônia, o Dia Estadual de Mobilização para Controle da Hanseníase é o dia 7 de julho, incluído no calendário oficial do Estado por meio da Lei n° 3.113 de 25 de junho de 2013, que trata da promoção de atividades educativas de conscientização e orientação para realização de campanhas específicas, com destaques para os cuidados a serem tomados. A cor roxa foi escolhida para enfatizar a luta contra o preconceito e a desinformação.

O julho amarelo é Nacional, e foi instituído como campanha no Brasil pela Lei n° 13.802/2019, com o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. O mês dedicado à visibilidade do agravo tem conceito e especificação da doença explícito no link da biblioteca virtual do Ministério da Saúde.

Vigilância epidemiológica tem intensificado trabalho de consultoria e apoiado as ações de busca ativa, em parceria com os municípios

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima ressalta a importância da conscientização com relação a essas doenças.” O momento pandêmico trouxe consigo a subnotificação de doenças, e os dados são o que impulsionam as politicas de vigilância em saúde, por isso as campanhas de visibilidade se tornam fundamentais para chamarem a população para os cuidados com a saúde. A vigilância epidemiológica tem intensificado o trabalho de consultoria e apoiado às ações de busca ativa, em parceria com os municípios. Este mês queremos resgatar os índices de notificação para subsidiar ainda mais as políticas públicas de atendimento ao usuário”.

No dia 4 de julho às 9 horas, no auditório da Escola de Governo, no complexo Jamari, Palácio Rio Madeira – PRM, a Coordenação Estadual de Hepatites da Agevisa, realizará uma solenidade de abertura do Julho Amarelo. Será feito um evento com apresentação de relatos de atividades realizadas pela Associação dos Portadores dos Hepatites virais de Rondônia – APHRO e das parcerias com a Associação Beradeiro, instituições não governamentais que trabalham diretamente com público-alvo.

Será ofertado testagem rápida para hepatite B e C, Sífilis e HIV e aconselhamento. Também oferta de vacina contra hepatite B e um pit stop em frente ao PRM, com distribuição de preservativos masculinos e femininos. Um estande ficará à disposição com exposição de informações e com orientações quanto à prevenção às hepatites virais.

“O Julho Amarelo tem o evento de abertura na segunda-feira (4), porém a intensificação das ações de combate às Hepatites segue no mês de julho, e durante o ano inteiro será ofertado testes rápidos para diagnóstico, insumos de prevenção e os serviços para dispensação dos medicamentos para tratamento”, ressaltou a coordenadora estadual das hepatites virais da Agevisa, Francilene Alves de Miranda.

HANSENÍASE

Do dia 4 a 8 de julho, a Coordenação Estadual de Hanseníase fará uma semana de mobilização em articulação prévia com o Departamento de Atenção Básica e Coordenação Municipal de Hanseníase/Divisão de Vigilância Epidemiológica/DVE municipais, retomando inclusive as ações de busca ativa em hanseníase.

Em Porto Velho, as Unidades Básicas de Saúde selecionadas para as ações foram: Renato Medeiros, Caladinho, Nova Floresta e Castanheiras, onde já aconteceu a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde/ACS sobre o uso do Questionário de Suspeição de Hanseníase – QSH e atualização em hanseníase para identificação de sinais e sintomas.

GINÁSTICA LABORAL TEMÁTICA

No dia 8 de julho, a Agevisa realizará a Ginástica Laboral Julina, com trajes típicos e destaques para as cores amarela e roxa, que simbolizam a luta contra os agravos: hepatites e hanseníase. O trabalho organizado pela Gerência Técnica de Vigilância em Saúde do Trabalhador – GTVISAT da agência vai reunir os técnicos na praça central do Palácio Rio Madeira, das 8h30 às 10h para exercitarem o corpo e a mente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem