TALENTO: Estudante autista da rede municipal de ensino encontra forma de expressão através da arte


TALENTO: Estudante autista da rede municipal de ensino encontra forma de expressão através da arte


Professora exibe retrato desenhado por Ruan

Porto Velho, RO - Com apenas dez anos, Ruan Davi Prince Correia de Araújo descobriu na arte uma forma de expressão. Aluno da Escola Municipal São Miguel, Ruan tem o espectro autista e vem se destacando na produção de desenhos.

Segundo a família, o estudante nunca fez curso de desenho. A descoberta do talento foi feita pela professora Taliana Aparecida Neves Velasque, após uma atividade em sala de aula. A partir de então, Ruan começou a desenhar no estilo fotorrealismo, reproduzindo o rosto de colegas e da professora.

“Eu costumo dizer que ele é um desenhista nato. Ele consegue captar detalhes nos traços de cada reprodução, afirma.

Recentemente, Ruan também reproduziu a secretária municipal de educação, Gláucia Negreiros. “Nós temos um planejamento especial para o atendimento a alunos com o espectro autista e o Ruan Davi é assistido dentro desse programa, que ensina e motiva o desenvolvimento educacional, social e voltado às habilidades naturais”, explicou a secretária.

Para aperfeiçoar o talento, Ruan encontrou estratégias próprias. “Eu baixo imagens no celular para servir de referência e vou reproduzindo igual”, explica.

Como parte das políticas de inclusão do município, Ruan conta com atenção especial da professora dentro da sala de aula. “O Ruan é muito inteligente. Ele tem habilidades desenvolvidas em outras áreas que os meninos da idade dele ainda não possuem. Aprendemos muito com ele e isso é um privilégio”, declara a professora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem