Covid-19: Brasil termina julho sem aumento na média móvel de mortes


Covid-19: Brasil termina julho sem aumento na média móvel de mortes

 


Após o primeiro semestre com frequentes altas – e picos de mais de 3 100 óbitos na média móvel de óbitos por Covid-19 –, o Brasil termina julho sem aumento no índice durante o mês e apresenta, neste sábado, 31, os números mais baixos desde janeiro.

No levantamento feito pela VEJA, o país registrou média de 988,9 vítimas fatais, com índice de 17,33% de variação em comparação aos números registrados em 17 de julho. A avaliação é feita por infectologistas, que fixam variação de 15% como ponto de inflexão para que se altere a tendência da pandemia: abaixo disso, é considerada a estabilidade. Ao alcançar este patamar, com a média móvel abaixo de mil vítimas fatais por dia, o país mostra que o avanço na campanha de vacinação enfraquece a potência letal do vírus.

Na média móvel de casos, o cenário no Brasil também é de estabilidade. Com índice de 35 331,6 neste sábado, 31, a variação é de -9,55% no comparativo com duas semanas atrás.

O cálculo da média móvel feito por VEJA consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e dividir o total por sete. Assim, é possível ter uma visão ampla do atual momento da pandemia (confira os gráficos no final da matéria).

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 37 582 novos diagnósticos positivos e 910 novos óbitos por Covid-19. Em toda a pandemia, são 19 917 855 contaminados pelo vírus e 556 370 vítimas fatais em todo o território nacional.


Da redação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem