SAÚDE: Aldeias indígenas na região do Vale do Mamoré recebem mais de 13 mil procedimentos e atendimentos em saúde e assistência


SAÚDE: Aldeias indígenas na região do Vale do Mamoré recebem mais de 13 mil procedimentos e atendimentos em saúde e assistência

Além de atendimentos na área da saúde, a ação ofereceu diversos tipos de serviços para as comunidades indígenas

Porto Velho, ROAs aldeias indígenas localizadas às margens do rio Pacaás Novos foram contempladas com ações realizadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai e Distrito Sanitário Especial Indígena – Dsei. A ação proporcionou acesso a serviços gratuitos e essenciais de cidadania, saúde, assistência social, emprego e renda.

A equipe percorreu várias aldeias indígenas localizadas na zona rural do município de Guajará-Mirim no período entre os dias 25 de abril e 12 de maio. Foram atendidos mais 5 mil indígenas totalizando mais de 900 famílias nas localidades Rio Negro Ocaia, Bom Futuro e Santo André I e II. Foram atendidas nesta ação as aldeias indígenas Tanajura; Graças a Deus; Capoeirinha; Santo Antônio; Cajueiro; Porção e Pitop.

A emissão de documentos foi coordenada pela equipe da Seas

Foram realizados no total mais de 13 mil procedimentos e atendimentos, entre eles: consultas médicas, tele medicina, exames ginecológico, retinografia, eletrocardiograma, monitor multiparâmetro, espirometria, imunização, odontologia, testes rápidos, endemias, atualização do Cartão do SUS – Sistema Único de Saúde, além de atendimentos em psicologia, farmácia, palestras, brincadeiras.

Os indígenas também tiveram acesso a orientações de agricultura familiar oferecidas por equipe da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater/RO. A emissão de documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Carteira de Trabalho foi coordenada pela Seas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem