NOVO MODELO: Governo lança novo modelo de carteira de identidade, que vai substituir o RG


O número do CPF vai servir como identificação única dos cidadãos.

Porto Velho, RO - O governo lançou uma nova carteira de identidade. O número do CPF vai servir como identificação única dos cidadãos.

A nova carteira identidade começa a valer a partir da próxima terça-feira, dia 1ºde março. Os institutos de identificação em todo o país terão o prazo de um ano para implementar a mudança. Um dos objetivos do governo é evitar fraudes. Hoje, um mesmo cidadão pode ter diferentes números de RG em vários estados do país.

A nova carteira vai trazer uma identificação única, o número do CPF. Não haverá mais o número de RG. Também terá um QR Code para checagem da autenticidade e vai continuar sendo emitida de graça.

A validade da carteira de identidade será de cinco anos para crianças com até 11 anos de idade; dez anos para pessoas com idade de 12 anos completos a 59 anos; e indeterminada para pessoas com idade a partir de 60 anos.

A troca da carteira será gradativa. O RG atual continua válido por até dez anos para quem tem até 60 anos de idade. Para quem tem mais de 60, o prazo é indeterminado.

Assim que receber o documento em mãos, o cidadão vai poder acessar a carteira virtual pelo aplicativo gov.br.

Fonte: Globo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem