REDE DE FRIO: Novos equipamentos para conservação de vacinas são entregues a gestores de 24 municípios


REDE DE FRIO: Novos equipamentos para conservação de vacinas são entregues a gestores de 24 municípios


Foi realizada mais uma reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia – CIB/RO

Porto Velho, RO - Trinta e um novos equipamentos que serão utilizados para conservação de vacinas foram entregues para as seis Regionais de Saúde, que atendem 24 municípios do Estado. O Governo de Rondônia entregou as câmaras refrigeradas que estarão disponíveis para as salas de imunização da rede de frio dos municípios com capacidade para atender até 100 mil habitantes, conforme pactuado na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório, disse que a aquisição foi feita pela agência com recursos disponibilizados através do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), por meio da portaria específica para esse fim, objetivando a reestruturação e melhoria dos trabalhos realizados nas salas de vacinação municipais.

A entrega aconteceu oficialmente durante a 11ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Rondônia – CIB/RO, ocorrida no município de Cacoal. Participaram do encontro, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, e representantes e profissionais da saúde de todo o estado.

“Com essa nova conquista, serão garantidas mais qualidade e segurança para as vacinas que são ofertadas à população rondoniense,”, disse o governador Marcos Rocha, por meio de vídeo transmitido a todos os participantes do evento.

Os novos equipamentos funcionam com bateria, uma segurança a mais em caso de pane elétrica. Os municípios que serão contemplados com a 1ª entrega de câmaras para conservação de imunobiológicos são: Alto Paraíso (1), Alvorada D`Oeste (1), Cabixi (1), Cacaulândia (1), Candeias do Jamari (1), Castanheiras (1), Cerejeiras (2), Corumbiara (1), Costa Marques (2), Cujubim (1), Espigão D`Oeste (1), Governador Jorge Teixeira (1), Guajará Mirim (4) Itapuã do Oeste (1), Machadinho D`Oeste (2), Mirante da Serra (1), Monte Negro (1), Nova Brasilândia D`Oeste (1), Nova Mamoré (2), Parecis (1), Pimenteiras do Oeste (1), Primavera de Rondônia (1), Rio Crespo (1) e Vale do Paraíso (1).

REUNIÃO CIB/RO

Entrega simbólica da câmara refrigerada de Alto Paraíso

A reunião dos gestores também teve uma pauta extensa de assuntos pertinentes a saúde pública do Estado. Foi apresentada a situação dos casos de coronavírus e a vacinação em Rondônia; aprovação da Portaria nº 4358 de 03 de dezembro de 2021 anexa, que consolida as normativas referentes às transferências financeiras do Fundo Estadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde, referentes a recursos provenientes de emendas parlamentares destinados à aquisição de equipamentos, insumos, medicamentos, prestação de serviços, veículos e obras para a expansão e Juiz pode ser consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o regulamento.

Também foi colocado em pauta a aprovação da tabela de incentivo estadual, para complementação da tabela SUS; o pacto de cofinanciamento da Atenção Primária 2021; a aprovação da obrigatoriedade da notificação da realização de Testes Rápidos Antígeno (negativos e positivos), tanto para ações de diagnóstico, quanto para monitoramento de contágio. O registro da utilização dos testes será utilizado como critério para o envio de novas remessas desses insumos aos municípios.

Durante a reunião ainda foi feito um relato pelos profissionais da Agevisa sobre a nova variante Ômicron; sobre o fluxo de resultados das análises laboratoriais de sequenciamento genético do SARS-COV-2 e as variantes circulantes nos municípios do Estado de Rondônia.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem