PPA: Participação popular orienta planejamento orçamentário da Prefeitura de Porto Velho; veja os resultados do formulário de escuta social

Destaque

6/Mundo/ticker-posts

PPA: Participação popular orienta planejamento orçamentário da Prefeitura de Porto Velho; veja os resultados do formulário de escuta social


Dados da escuta popular foram reunidos no Relatório de Pesquisa LOA 2026

Porto Velho, ROA Prefeitura de Porto Velho divulgou os resultados da consulta pública realizada para escutar a população sobre as prioridades para os próximos anos. O formulário digital, que esteve disponível entre 28 de maio e 6 de junho, recebeu 1.340 respostas de moradores da capital e dos distritos; o número representa quase o dobro das participações do último ano. As informações estão sistematizadas no Relatório de Pesquisa LOA 2026, produzido pela Secretaria Municipal de Economia (Semec).

O documento é um instrumento estratégico que contribui diretamente na formulação do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A partir da escuta ativa da sociedade, a equipe técnica da Prefeitura pode alinhar o planejamento às reais necessidades dos territórios e priorizar investimentos em áreas sensíveis como saúde, educação, assistência social e infraestrutura.

“Esse relatório é um retrato da cidade a partir do olhar de quem vive nela. É com base nessas contribuições que o município estrutura as políticas públicas e direciona recursos para os próximos quatro anos”, destacou a secretária Executiva de Planejamento da Semec, Larissa Ananda.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Segundo o relatório, 70% dos respondentes são mulheres. A faixa etária predominante está entre 30 e 47 anos. Mais da metade possui ensino superior incompleto, completo ou alguma pós-graduação, e 47% convivem com crianças de 0 a 10 anos em casa. A maior parte dos participantes reside nas zonas Leste (35%) e Sul (27%), regiões com ampla representatividade dos bairros.

Além da pesquisa on-line, a escuta também contou com duas audiências públicas presenciais no Teatro Banzeiros, realizadas nos dias 3 e 5 de junho. As reuniões foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube, garantindo ainda mais transparência ao processo.

Estão previstos, também, dois encontros com a comunidade para debater proposta para a Lei Orçamentária Anual (LOA). As audiências acontecerão nos dias 5 e 7 de agosto, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho. Aqueles que não puderem comparecer, poderão acompanhar pelo canal oficial da Prefeitura no Youtube.

PRIORIDADES

Entre os dados mais relevantes para o planejamento orçamentário estão os principais temas apontados pelos munícipes:
• Educação: ensino infantil (creche) e ensino fundamental (1º ao 5º ano) aparecem como áreas que mais precisam de melhorias, segundo 62% dos participantes;
• Saúde: mais de 74% da população relatou buscar atendimento em unidades públicas como UBS, USF, UPA e policlínicas;
• Desenvolvimento social: os serviços de assistência social lideram como área mais crítica, seguidos pelo enfrentamento à extrema pobreza e acessibilidade;
• Infraestrutura: 54% afirmaram ter acesso à água encanada e 45% têm coleta e tratamento de esgoto. Já 44% disseram que suas ruas alagam em dias de chuva;

Participação como ferramenta de gestão

A análise detalhada do relatório será utilizada pelas equipes técnicas da Prefeitura para fundamentar decisões estratégicas no PPA 2026-2029 e nas leis orçamentárias. A coleta de dados foi conduzida pelo departamento de Pesquisa, Estatística e Indicadores da Secretária Executiva de Planejamento, com apoio da equipe da Secretária Executiva de Orçamento, ambas da Semec.

A Prefeitura reforça que os resultados da escuta não são apenas dados quantitativos, mas expressam a percepção cidadã sobre o cotidiano e os desafios enfrentados nos bairros e distritos.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários