EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Inscrições para cursos profissionalizantes em Extrema e Jaci-Paraná encerram nesta quinta-feira, 3

Destaque

6/Mundo/ticker-posts

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Inscrições para cursos profissionalizantes em Extrema e Jaci-Paraná encerram nesta quinta-feira, 3

Expansão do ensino profissionalizante em Rondônia leva qualificação profissional a todas as regiões do estado

Porto Velho, ROA expansão do ensino profissionalizante em Rondônia está contemplando moradores de distritos de Porto Velho com mais oportunidades de se qualificarem profissionalmente. Nesse sentido, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até quinta-feira (3), para cursos presenciais em Jaci-Paraná e Extrema. Para se inscrever, o candidato deve acessar os links disponibilizados no site da instituição, para os cursos em Jaci-Paraná e para os cursos em Extrema.

Em Jaci-Paraná, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Vicente Rondon, enquanto em Extrema acontecerão na Escola Estadual Jaime Peixoto de Alencar. Os cursos ofertados são nas áreas de gestão e negócios, com escolaridade mínima exigida do ensino fundamental incompleto. A idade mínima necessária para se matricular é 15 anos, beneficiando dessa forma jovens que estão buscando o primeiro emprego ou que planejam abrir o próprio negócio.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que a ampliação da qualificação da mão de obra nos distritos de Porto Velho integra a estratégia da gestão estadual em levar formação profissional para localidades de difícil acesso ao ensino profissionalizante. “O governo do estado tem como meta qualificar a mão de obra em todas as regiões do estado, inclusive em comunidades remotas com foco no desenvolvimento econômico e social”, salientou.

Na zona urbana da Capital, o ensino profissionalizante também se expande. O Idep oferta cursos na sua sede localizada na Avenida Tiradentes, Setor Industrial; e nos polos Orlando Freire; e Flora Calheiros. A moradora do Bairro Aponiã, em Porto Velho, Edvânia Silva Nascimento, de 40 anos, faz o Curso Técnico em Secretaria Escolar porque enxergou nessa função novas oportunidades. “Eu trabalhava como vendedora de confecções e decidi focar no setor educacional porque tem muitas chances de crescimento”, disse.

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a ampliação na oferta de cursos motiva os trabalhadores a optarem pela reconversão profissional, ou seja, a mudança do foco da carreira. “Por ser uma modalidade que contempla diversas faixas etárias, a educação profissional beneficia quem está ingressando no mercado de trabalho e quem já está atuando”, frisou.

CURSOS OFERTADOS
  • Extrema
Empreendedorismo
Relações Interpessoais

  • Jaci-Paraná
Atendimento ao Público
Auxiliar Administrativo

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários