DISTRITO: Técnicos da Semagric realizam visita técnica ao Projeto Reca, em Nova Califórnia

Destaque

6/Mundo/ticker-posts

DISTRITO: Técnicos da Semagric realizam visita técnica ao Projeto Reca, em Nova Califórnia


Visita técnica visa fortalecimento da agricultura familiar na região da Ponta do Abunã

Porto Velho, ROA Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), realizou na última semana uma visita técnica ao Projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado), localizado no distrito de Nova Califórnia. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas à agroecologia e ao fortalecimento da agricultura familiar na região da Ponta do Abunã.

Durante a visita, os técnicos da Semagric, acompanhados por representantes da Embrapa e da coordenação do Reca, debateram ações estratégicas como a implantação de projetos agroecológicos, compostagem, certificação orgânica e incentivo à policultura e criação de abelhas sem ferrão.

“O Reca é uma referência em agroecologia e sustentabilidade, por isso estamos construindo pontes para levar projetos como os Quintais Produtivos, que dialogam diretamente com a realidade da comunidade”, destacou o secretário adjunto da Semagric, Alexandre Silva. “Queremos apoiar ainda mais esse modelo de produção que alia respeito ao meio ambiente, geração de renda e segurança alimentar”, acrescentou.

Reca é uma referência em agroecologia e sustentabilidade

A engenheira agrônoma da Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima, ressaltou que um dos pontos altos da visita foi conhecer de perto o sistema de compostagem utilizado na produção de mudas de cacau e cupuaçu. “É uma prática de excelência que poderia ser replicada em outras localidades do município. Além disso, falamos sobre o certificado orgânico, que é um diferencial competitivo e representa mais saúde e qualidade de vida para o consumidor”, pontuou.

O presidente do Projeto Reca, Hamilton Condack de Oliveira, destacou o interesse em estreitar laços com a gestão municipal e apoiar novas ações conjuntas. “O Reca nasceu do esforço coletivo de agricultores e hoje é exemplo em agroecologia. Ficamos muito interessados no projeto Quintais Produtivos apresentado pela Semagric e temos certeza de que essa parceria trará bons frutos para todos”, afirmou.

Para o engenheiro agrônomo da Embrapa, Francisco das Chapas Leônidas, a união entre instituições é essencial para o avanço da agricultura familiar sustentável. “A troca de experiências técnicas e a aproximação com políticas públicas são fundamentais para garantir um desenvolvimento rural de verdade. A agroecologia é o caminho e iniciativas como o Reca mostram isso com resultados concretos”, concluiu.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Reactions

Postar um comentário

0 Comentários