POLÍTICAS PÚBLICAS: Governo de RO participa de oficina para fortalecimento de políticas públicas indígenas na Amazônia Legal


POLÍTICAS PÚBLICAS: Governo de RO participa de oficina para fortalecimento de políticas públicas indígenas na Amazônia Legal

Oficina reúne secretarias da Amazônia Legal para fortalecer políticas públicas indígenas

Porto Velho, ROO governo de Rondônia participou nos dias 28 e 29 de abril, da Oficina de Consolidação do Diagnóstico Situacional das Secretarias de Povos Indígenas da Amazônia Legal, realizada em Brasília (DF). A ação é promovida pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). O evento busca consolidar diagnóstico situacional e impulsionar ações inclusivas aos povos indígenas.

A Superintendência Estadual do Indígena (SI) participa ativamente das atividades, que têm como objetivo mapear a estrutura administrativa, os desafios enfrentados e as potencialidades das secretarias estaduais que atuam diretamente na formulação e execução de políticas públicas voltadas aos povos indígenas da região. O diagnóstico situacional procura identificar estratégias de fortalecimento institucional, visando ao aprimoramento das políticas públicas de forma mais eficaz, inclusiva e sustentável.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a oficina é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas. “Entender os desafios enfrentados pelas secretarias estaduais e identificar onde podemos melhorar é essencial para atuarmos de forma mais eficiente e promovermos políticas públicas cada vez mais eficazes aos povos indígenas. Esse trabalho é muito importante para o futuro”, enfatizou.

O superintendente Estadual dos Povos Indígenas, Gasodá Suruí, que representou Rondônia no evento, destacou a relevância da iniciativa. “Essa oficina é uma oportunidade de integração e troca de experiências entre os estados. Estamos aqui para fortalecer as nossas ações, respeitando a diversidade cultural e melhores resultados para as comunidades indígenas.”

O encontro também proporciona um espaço de diálogo e cooperação entre os estados da Amazônia Legal, fortalecendo as iniciativas conjuntas voltadas ao atendimento das especificidades e demandas dos povos originários.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem