QUALIFICAÇÃO: Equipes da Defesa Civil Municipal participam de curso de aprimoramento das técnicas e estratégias de prevenção e resposta a desastres


QUALIFICAÇÃO: Equipes da Defesa Civil Municipal participam de curso de aprimoramento das técnicas e estratégias de prevenção e resposta a desastres

Curso teve como objetivo a capacitação e atualização dos conhecimentos dos servidores

Porto Velho, ROA equipe da Defesa Civil Municipal de Porto Velho participou do Curso de Estágio Básico de Defesa Civil (EBADEC) 2025, no período de 17 a 21 de fevereiro, promovido pelo governo de Rondônia, através da Defesa Civil Estadual.

Com a participação de equipes de outros municípios de Rondônia, o curso teve como objetivo a capacitação e atualização dos conhecimentos dos servidores, visando o aprimoramento das técnicas e estratégias de prevenção e resposta a desastres.

“Sem dúvida, foi muito oportuno para nós, ainda mais nesse momento em que acompanhamos diariamente a cheia do nosso rio Madeira, que dependendo do nível que ele chegar, poderá impactar muitas famílias ribeirinhas. Já temos o nosso plano elaborado, mas não custa nada aprimorar, caso necessário”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcos Berti.

TÉCNICAS

Dentre as técnicas ensinadas, o grupo aprendeu a importância não apenas de criar, mas também de atualizar o Plano de Contingência (Plancon). Esse plano consiste em um conjunto de procedimentos a serem adotados com o objetivo de minimizar os efeitos dos desastres, caso ocorram.

Outro ponto tratado foi sobre o Plano de Ação, que define todos os procedimentos a serem adotados em diferentes situações de risco. De acordo com a Lei Federal nº12.608/201 (LEI Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012), compete aos municípios a elaboração de ambos os planos, tendo o apoio tanto do estado quanto da União (governo federal).

As equipes tiveram atividades em grupos, aulas teóricas e práticas, realizaram visitas técnicas ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e ao Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem