CONTROLE: Prefeitura promove capacitação sobre ‘Prevenção e Manejo da Tuberculose’ para profissionais de saúde


CONTROLE: Prefeitura promove capacitação sobre ‘Prevenção e Manejo da Tuberculose’ para profissionais de saúde


Evento foi realizado no auditório do CREMERO

Porto Velho, ROA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) realizou, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO), em Porto Velho, a Capacitação em Prevenção e Manejo Clínico da Tuberculose, reunindo profissionais de diversas áreas da saúde. O evento foi promovido pela Coordenação do Programa de Controle da Tuberculose com o objetivo de reforçar as estratégias de diagnóstico e tratamento da doença na capital.

Durante a abertura, a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, destacou a importância de ações como essa para o fortalecimento da saúde pública. “Essa capacitação demonstra o nosso compromisso em qualificar os profissionais para oferecerem um atendimento mais eficiente e humano no controle da tuberculose”, afirmou Pasini.

Também participaram da mesa de abertura a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa, Ivonete Oliveira, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Geisa Brasil, e a enfermeira Itamires Oliveira, representando a Diretoria do Departamento de Atenção Básica (DAB). Autoridades estaduais, como o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, e a gerente de Saúde do Sistema Prisional, Miriam Muniz da Rocha Fighera, também estiveram presentes.


O evento ofereceu dois períodos de treinamento

Durante o evento, as Unidades de Saúde da Família de Vista Alegre do Abunã e Santo Antônio foram certificadas por alcançar as metas de CURA da tuberculose do ano de diagnóstico de 2023. A área de Saúde do Sistema Prisional também recebeu reconhecimento pelo trabalho realizado no tratamento da doença e por alcance da meta de CURA.

A capacitação contou com palestras conduzidas pela médica especialista Dr. Patrícia Guedes Torres, abordando temas como diagnóstico precoce, tratamento da tuberculose e estratégias preventivas, incluindo o uso do Tratamento Preventivo para Infecção Latente (ILTB). O evento ofereceu dois períodos de treinamento, permitindo ampla participação dos profissionais de saúde.

A ação integra os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir os índices de tuberculose até 2035, reforçando o compromisso da Semusa em contribuir para as metas globais de combate à doença.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem