PARCERIA: Governo de RO firma Termo de Cooperação para oferta de estágio nas instituições de segurança pública


PARCERIA: Governo de RO firma Termo de Cooperação para oferta de estágio nas instituições de segurança pública


Porto Velho, ROO governo de Rondônia deu um passo significativo em prol da qualificação profissional dos estudantes, ao assinar um Termo de Cooperação com Instituto Federal de Rondônia (Ifro). O acordo, formalizado nesta sexta-feira (20), no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Porto Velho, permite a concessão de estágio obrigatório para alunos dos cursos técnicos e superiores do Instituto, nas diversas instituições de segurança pública do estado.

O estágio terá a duração máxima de dois anos e abrangerá os cursos técnicos e de graduação do Instituto, sendo realizado na Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Polícia Técnico-Científica (Politec), Centro Integrado de Operações Policias (Ciop) ou na Gerência de Aviação do Estado (Gave), conforme a demanda de cada unidade.

Acordo permite concessão de estágio

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da parceria para formação dos estudantes. “Através do Termo, o governo proporciona aos estudantes uma experiência profissional que une teoria e prática em um ambiente de relevância para sociedade, oferecendo aos jovens uma oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento das instituições de segurança. A parceria fortalece tanto a formação acadêmica quanto o sistema de segurança, que se beneficiará do conhecimento e eficiência desses novos talentos.”

OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO

O Termo de Cooperação não envolve repasse financeiro, e terá vigência de cinco anos a partir da data de assinatura, incluindo as unidades do Ifro localizadas em Porto Velho (Calama e Zona Norte), e nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Vilhena.

O reitor do Ifro, Moises Rosa, ressaltou o impacto da iniciativa na formação técnica dos alunos. “A cooperação representa um marco na trajetória dos estudantes, que terão a chance de aplicar seus conhecimentos em áreas fundamentais para sociedade. Além disso, o estágio é uma oportunidade de aprendizado contínuo, preparando os alunos para os desafios reais do mercado de trabalho e da segurança pública.”

O secretário da Sesdec, Felipe Vital, destacou os ganhos para as instituições envolvidas. “A integração entre o Instituto e as forças de segurança pública será benéfica para ambas as partes. Os estudantes trazem uma nova perspectiva, enquanto nossas instituições oferecem a experiência prática necessária para o desenvolvimento profissional deles. Estamos confiantes de que essa cooperação resultará em avanços significativos na formação de futuros profissionais.”

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem