INSPEÇÃO INTENSA: Monitoramento Perimetral é intensificado no trânsito para redução de sinistros no estado


INSPEÇÃO INTENSA: Monitoramento Perimetral é intensificado no trânsito para redução de sinistros no estado

A ação tem o objetivo de proteger cidadãos, inibindo comportamentos perigosos de condutores em horários de pico

Porto Velho, ROCom o intuito de dar segurança em locais com altos índices de sinistros em Rondônia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reforçou o Monitoramento Perimetral em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. A presença dos agentes da Diretoria de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) tem o objetivo de proteger cidadãos, inibindo comportamentos perigosos de condutores em horários de pico.

A direção-geral da Autarquia fez a orientação para que a Dtfat, em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran), intensifique as ações nos locais mais críticos, conforme dados do Anuário Estatístico da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest).

Segundo dados do Corenaest, quase 85% dos sinistros são causados por fator humano, resultado da imprudência dos motoristas envolvidos. “Portanto, o objetivo desta fiscalização é orientar a população para que faça escolhas corretas e prudentes no trânsito, assumindo a responsabilidade por suas ações”, destacou o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha.

Rondônia registrou em 2023, 18.165 sinistros no trânsito, com 418 vítimas fatais, demonstrando que 90% das mortes no trânsito ocorrem por imperícia humana na condução de um veículo. Segundo o diretor da DFFAT, Breno de Oliveira Dionizio, comportamentos no trânsito como avançar o sinal vermelho; não dar preferência ao pedestre; ciclista e motociclista a não respeitar o limite de velocidade; que acabam por provocar o alto índice de sinistros e mortes no trânsito.

“Operação Duas Rodas” visa retirar do trânsito condutores inabilitados

De acordo com o diretor do detran, as ações educativas e de fiscalização realizadas pela Autarquia tem como meta, zerar as mortes no trânsito rondoniense, fortalecendo o compromisso com a vida em primeiro lugar. “O reforço das ações de Monitoramento Perimetral é fazer com que os agentes se façam presentes nas vias, monitorando o trânsito, instruindo condutores a praticarem comportamentos seguros no trânsito, obedecendo o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inibindo comportamentos perigosos”, explicou.

DUAS RODAS, UMA VIDA

Na noite da quarta-feira (31), a DFFAT executou a ação de fiscalização na Avenida Imigrantes, em Porto Velho, com objetivo de coibir condutores inabilitados, considerando que este é o grupo mais envolvido em sinistros. “Foram realizadas 95 abordagens, com a autuação de nove condutores inabilitados.”

PNATRANS

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) ao qual a Autarquia aderiu em 2022, está alinhado às iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Nova Década de Segurança no Trânsito, e com as políticas nacionais de trânsito e de mobilidade urbana, estabelecendo metas para a redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028. As ações de educação e fiscalização de trânsito do Detran-RO estão fundamentadas no Pnatrans.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem