TRAFEGABILIDADE: Novas pontes de concreto construídas pelo Governo de Rondônia garantem o desenvolvimento do Vale do Jamari


TRAFEGABILIDADE: Novas pontes de concreto construídas pelo Governo de Rondônia garantem o desenvolvimento do Vale do Jamari


A nova ponte no rio Jamari, em Alto Paraíso, na região do Vale do Jamari, tem estrutura mais elevada, que proporciona segurança na rodovia

Porto Velho, ROA região do Vale do Jamari tem passado por transformações positivas em seu desenvolvimento econômico após a realização de obras de infraestrutura pelo Governo de Rondônia. Entre as principais ações do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), estão as obras que substituem antigas pontes de madeira por estruturas de aço e concreto. Destaque para a construção das pontes nos municípios de Machadinho d’Oeste, Buritis e a mais recente inaugurada em janeiro deste ano, em Alto Paraíso, e que têm gerado impactos para os municípios da região.

As obras foram executadas sob a responsabilidade das equipes das Residências Regionais de Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Buritis, além das equipes das Usinas de Asfalto do DER-RO. O governador Marcos Rocha destaca que essas obras representam progresso para a região do Vale do Jamari, e vem beneficiando a população dos municípios do entorno. “Trabalhamos para atender a população com soluções definitivas. Pontes de madeira geram custos altos de manutenção constante ao Estado. Agora temos pontes novas e modernas, que dão mais segurança para a nossa população”.

Pontes novas e modernas com estrutura reforçada dão mais segurança à população

De acordo com o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes, Eder Fernandes, a região do Vale do Jamari enfrentava dificuldades no acesso e escoamento da produção, principalmente na época das chuvas.

“A antiga ponte sobre o rio Jamari, por exemplo, que era muito baixa caiu em 2019, deixando a população da região praticamente isolada. Por isso esta é mais uma das importantes obras feitas pelo Governo do Estado. É uma ponte com estrutura mais elevada, uma obra fundamental, que proporciona segurança na rodovia e fortalece a agricultura e outros setores econômicos da região”, salientou.

VALE DO JAMARI

O inhame é um dos produtos agrícolas escoados pelas novas pontes da região do Vale do Jamari

A região do Vale do Jamari é composta por nove municípios: Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Buritis, Monte Negro, Cujubim, Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Cacaulândia e Rio Crespo. De acordo com o último censo do IBGE (2010), vivem na região 222.668 habitantes, sendo que 35,35% moram na área rural. As pontes facilitam o escoamento da produção agrícola e pecuária, assim como o transporte do calcário, impulsionando o desenvolvimento econômico do Vale do Jamari.

Os produtos cultivados em cada município também são variados e indicam o potencial econômico dessas regiões. Em Alto Paraíso são produzidos arroz, banana, milho e soja; em Machadinho d’Oeste são cultivados banana, cacau, inhame, mandioca e soja; e em Buritis são plantados banana, cacau, café, feijão, mandioca e milho.

Para o produtor rural, Adeir de Souza, a ponte de Alto Paraíso é um benefício para toda a população que utiliza a RO-459. “Agora podemos trafegar com tranquilidade, sem precisar da balsa. Essa nova ponte ficou muito melhor para todos, interliga os municípios da região do Vale do Jamari e assim podemos escoar nossos produtos. Já passamos muito apuro com os alagamentos, isso é coisa do passado”.

OBRAS CONCLUÍDAS

O DER-RO passou a adotar um projeto inovador no Estado, “pontes mistas em concreto e aço”, que possibilitam a execução de uma obra de ponte em um prazo reduzido, em torno de 120 dias, além de custos compatíveis, elevada tecnologia e baixo impacto ambiental. Entre as pontes já entregues pelo Governo de Rondônia, somente na região do Vale do Jamari, estão as duas pontes sobre o Rio Jamari, uma de 120 metros na BR-421 em Ariquemes e outra de 130 metros na RO 459, em Alto Paraíso.

Foi concluída, também, uma nova ponte de concreto pré-moldado com extensão de 100 metros de comprimento sobre o rio Jaci Paraná, na RO-420, no Km 47 da Estrada Parque/Linha eletrônica.

A obra é considerada relevante para o desenvolvimento econômico das regiões de Buritis, Nova Dimensão, Nova Mamoré, Jacinópolis, e demais cidades do Vale do Jamari.

Em Cacaulândia a velha ponte de madeira sobre o rio Pardo foi substituída por uma nova estrutura

Na RO-133, entre Machadinho d’Oeste e Cujubim, foi entregue uma nova ponte de concreto sobre o rio Belém, com extensão de 65,8 metros de comprimento. E ainda mais quatro pontes na rodovia-257, sendo uma sobre o rio Anta em Ariquemes com 40 metros de comprimento, e também sobre os rios Azul (30 metros de comprimento), Vermelho e Onça em Machadinho d’Oeste, ambas com 40 metros de comprimento.

Em Cujubim na rodovia-205, está em andamento a obra de uma ponte de 25 metros sobre o rio Cujubim entre Cujubim e Machadinho d’Oeste. Na rodovia 140 em Cacaulândia, foi entregue uma ponte de madeira sobre o rio Pardo com 40 metros de extensão, entre Cacaulândia e Colina Verde. Também em Cacaulândia, a população que trafega na RO-010, sobre o Rio Canaã, recebeu uma nova ponte de madeira medindo 60 metros de comprimento.

LOGÍSTICA

Com a construção das pontes, houve uma melhora na logística e no acesso dos municípios ao eixo da BR-364, espinha dorsal do estado de Rondônia. As pontes aumentaram a circulação de mercadorias e a integração entre os municípios, impulsionando o comércio local e a atividade econômica, contribuindo para a geração de emprego e renda, na região. Com uma melhor a infraestrutura de transporte e acesso, a região se torna mais competitiva e atrativa para investimentos, gerando benefícios também, para Rondônia.

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