SERVIÇO: População rondoniense pode registrar ocorrências de menor complexidade de forma prática na Delegacia Virtual


SERVIÇO: População rondoniense pode registrar ocorrências de menor complexidade de forma prática na Delegacia Virtual


A ferramenta está disponível 24 horas, durante os sete dias da semana

Porto Velho, ROO atendimento da Delegacia Virtual (Devir) para registro de ocorrências, como perda ou extravio de documentos, furto, roubo e acidentes de trânsito sem vítimas, é mais um dos serviços ofertados pelo Governo de Rondônia, para proporcionar melhorias e facilidade para o cidadão. A ferramenta está disponível 24 horas, durante toda a semana, e oferece um visual interativo, intuitivo e de fácil compreensão, através do sítio eletrônico é possível também acompanhar o andamento da ocorrência.

De iniciativa da Polícia Civil do Estado (PCRO), as ocorrências não criminais; como desaparecimento de pessoa, crime contra a pessoa com deficiência ou crime contra o idoso, bem como outros ilícitos penais, tais como: ameaça, injúria, difamação, calúnia, constrangimento, perturbação, desacato ou estelionato, também podem ser realizadas pela plataforma online.

Em funcionamento desde maio de 2023, a Delegacia Virtual registra mais de 3.500 atendimentos por mês, de acordo com o relatório demonstrativo da unidade. Para o delegado de Polícia Civil, Swami Otto Barboza Neto, o sistema virtual é fundamental para que a população possa registrar o Boletim de Ocorrência (BO) do conforto de casa, sem precisar ir até uma delegacia.

Swami Otto destaca ainda que, a ocorrência terá a mesma legitimidade do registro feito na unidade física. “Dessa forma, a população pode, de forma rápida e fácil ter a ocorrência certificada, com a mesma validade daquela registrada em uma delegacia física”, ressaltou.

REGISTRO DO BOLETIM

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode registrar Boletim de Ocorrência, através de um computador ou dispositivo móvel. O cidadão deve informar seus dados pessoais, e depois comunicar sua ocorrência. Importante ficar atento ao informar o e-mail e telefone no sistema, pois em caso de erros ou da necessidade de referências complementares no formulário e histórico da ocorrência, a equipe técnica entrará em contato através dos dados fornecidos.

Quando o registro da ocorrência é feito e validado, imediatamente, o documento fica disponível para impressão e é encaminhado ao e-mail do comunicante. Caso haja alguma divergência, o policial responsável por receber o registro, deve entrar em contato com o cidadão e realizar os devidos ajustes. Logo após a validação da ocorrência, ela é direcionada para a delegacia da área competente, que adotará as providências cabíveis ao cumprimento.

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