Além da sede, o serviço também será ofertado para os servidores das unidades de atendimento na zona urbana e rural
Porto Velho, RO - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho iniciou, na última segunda-feira (18), a realização de exames periódicos para todos os servidores que atuam na sede da secretaria. A ação, que segue até abril, é parte de um esforço contínuo para avaliar possíveis impactos das atividades laborais na saúde dos trabalhadores, além de promover um ambiente mais saudável e seguro.
Esta atividade atende o Decreto N° 18.767 de 31 de janeiro de 2023, que Institui a Avaliação de Saúde Ocupacional Periódica Obrigatória dos Servidores Públicos Ativos da Administração Direta do Poder Executivo do Município de Porto Velho. Quem coordena o trabalho é a Divisão de Acompanhamento de Condições de Trabalho em Unidades de Saúde (Dactus) da Semusa.
Gerente da Dactus, Breno Luigi aponta que “com a realização desta atividade, é possível detectar precocemente problemas de saúde relacionados ao trabalho, permitindo a implantação de ações preventivas e promoção de medidas de saúde ocupacional. Além disso, também buscamos garantir que os servidores estejam aptos a desempenhar suas funções de maneira eficaz, protegendo tanto sua saúde quanto a qualidade dos serviços prestados à população”, declara o gerente.
Os exames periódicos serão realizados até o dia 2 de abril
GRAU DE RISCO
Com base na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e no Quadro I da Norma Regulamentadora n°4, trabalhadores da saúde se enquadram no grau de risco 3 e por isso devem realizar com constância os exames ocupacionais preconizados.
AGENDAMENTO
Os exames periódicos serão realizados até o dia 2 de abril, com agendamento prévio pela empresa Total Life, responsável pela execução dos exames. Os servidores receberão notificações via WhatsApp informando o dia, horário e local do agendamento, assim como a ficha de pedido dos exames, um dia antes da realização dos mesmos.
Uma unidade móvel de medicina ocupacional foi colocada à disposição para atender o trabalhador em seu local de trabalho e permanecerá no estacionamento do Departamento da Vigilância em Saúde (DVS), localizado no segundo andar do edifício sede da Semusa até o encerramento das atividades. O ônibus está equipado com três consultórios para realização de exames laboratoriais, de audiometria e eletrocardiograma. Além disso, a Semusa disponibilizou uma sala para atendimento médico com clínico geral.
O ônibus está equipado com três consultórios para realização de exames laboratoriais
Dandara Ashely, assessora do Portal da Transparência da Semusa, foi umas das primeiras servidoras agendadas. Para ela, o atendimento no local de trabalho proporciona comodidade e celeridade para o trabalhador. “É uma ação importante. Devido à demanda do dia a dia entre vida pessoal e profissional, às vezes esquecemos da nossa saúde. E com a realização dos exames periódicos conseguimos saber se nossa saúde está em dias, ou tratar futuras doenças”, aponta a trabalhadora.
ITINERANTE
Após a conclusão deste trabalho, a unidade móvel de atendimento percorrerá todos os estabelecimentos de saúde da rede municipal, da zona urbana e rural, para atender os servidores. Esta ação demonstra o compromisso da Semusa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, garantindo um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos.
PENALIDADE
Ainda conforme o Decreto Nº 18.767, a não realização dos exames periódicos pode ocasionar a imediata suspensão do salário do servidor.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Tags:
Saúde