Karoliny esteve presente no evento surpresa que comunicou seu nome como vencedora do Concurso de Redação do Senado
Porto Velho, RO - A estudante Karoliny Discher Martini, de 17 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, localizada no município de São Miguel do Guaporé, foi a vencedora da seletiva estadual do Programa Jovem Senador. A aluna vai representar Rondônia em Brasília (DF), no mês de agosto. Essa é a primeira vez que o colégio vence o Concurso de Redação do Senado Federal.
Karoliny esteve presente no evento surpresa, organizado pelo coordenador Regional de Educação, José Maurício de Carvalho, junto à direção da Escola, para comunicar seu nome como vencedora do Concurso de Redação do Senado. A aluna foi orientada pela professora Maria José de Oliveira Santos.
De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, os 27 jovens senadores e senadoras da edição de 2023, participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 21 a 25 de agosto, quando terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis: “As propostas apresentadas e aprovadas pelos jovens senadores seguirão para tramitação no Senado, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH”, detalhou a secretária.
O governador do Estado, Marcos Rocha, parabenizou Karoliny Martini pela posse e disse que a estudante será uma referência para os alunos de Rondônia, no próximo ano. Para o governador, a educação vem ganhando contornos competitivos em nível nacional. “O programa proporciona ao aluno a oportunidade de pensar, refletir e colocar no papel, temas de importância para o Brasil e ao mundo”, pontuou.
O diretor Evanildo José Soares enfatizou a conquista da aluna e salientou que, São Miguel do Guaporé está em festa, com o exemplo da aluna para os demais estudantes do município. De acordo com a vice-diretora da Escola Princesa Isabel, Euvânia Alves Rodrigues, Karoliny sempre foi dedicada aos estudos e adora leitura. “Sempre foi destaque na escola pelo ótimo desenvolvimento nas atividades, atingiu inclusive nota máxima na redação da plataforma Revisa Enem. Quando enviamos a redação da aluna para o concurso Jovem Senador, ficamos na expectativa de que ela fosse escolhida pela qualidade do texto, e deu certo. Estamos felizes e imensamente orgulhosos por essa conquista”, festejou.
O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimentos acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
PROGRAMA JOVEM SENADOR
O Programa criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações – um de cada estado e do Distrito Federal – são automaticamente selecionados para vivenciarem, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema anual, e enviar o melhor texto à Secretaria de Educação correspondente. A Secretaria selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional. No Senado Federal, comissões julgadoras são formadas para classificar os textos de cada um dos estados e do Distrito Federal; e também o primeiro, segundo e o terceiro colocados nacionais.
O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação – MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e tem o apoio da Secretaria de Educação dos Estados e do Distrito Federal.
Tags:
Educação