EDUCAÇÃO: Aluna de escola estadual de São Miguel do Guaporé é a nova Jovem Senadora do Estado


EDUCAÇÃO: Aluna de escola estadual de São Miguel do Guaporé é a nova Jovem Senadora do Estado

Karoliny esteve presente no evento surpresa que comunicou seu nome como vencedora do Concurso de Redação do Senado

Porto Velho, ROA estudante Karoliny Discher Martini, de 17 anos, aluna da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Princesa Isabel, localizada no município de São Miguel do Guaporé, foi a vencedora da seletiva estadual do Programa Jovem Senador. A aluna vai representar Rondônia em Brasília (DF), no mês de agosto. Essa é a primeira vez que o colégio vence o Concurso de Redação do Senado Federal.

Karoliny esteve presente no evento surpresa, organizado pelo coordenador Regional de Educação, José Maurício de Carvalho, junto à direção da Escola, para comunicar seu nome como vencedora do Concurso de Redação do Senado. A aluna foi orientada pela professora Maria José de Oliveira Santos.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, os 27 jovens senadores e senadoras da edição de 2023, participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, de 21 a 25 de agosto, quando terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis: “As propostas apresentadas e aprovadas pelos jovens senadores seguirão para tramitação no Senado, através da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH”, detalhou a secretária.

O governador do Estado, Marcos Rocha, parabenizou Karoliny Martini pela posse e disse que a estudante será uma referência para os alunos de Rondônia, no próximo ano. Para o governador, a educação vem ganhando contornos competitivos em nível nacional. “O programa proporciona ao aluno a oportunidade de pensar, refletir e colocar no papel, temas de importância para o Brasil e ao mundo”, pontuou.

O diretor Evanildo José Soares enfatizou a conquista da aluna e salientou que, São Miguel do Guaporé está em festa, com o exemplo da aluna para os demais estudantes do município. De acordo com a vice-diretora da Escola Princesa Isabel, Euvânia Alves Rodrigues, Karoliny sempre foi dedicada aos estudos e adora leitura. “Sempre foi destaque na escola pelo ótimo desenvolvimento nas atividades, atingiu inclusive nota máxima na redação da plataforma Revisa Enem. Quando enviamos a redação da aluna para o concurso Jovem Senador, ficamos na expectativa de que ela fosse escolhida pela qualidade do texto, e deu certo. Estamos felizes e imensamente orgulhosos por essa conquista”, festejou.

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimentos acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

PROGRAMA JOVEM SENADOR

O Programa criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo, questões sociais e convidam à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações – um de cada estado e do Distrito Federal – são automaticamente selecionados para vivenciarem, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos, com o tema anual, e enviar o melhor texto à Secretaria de Educação correspondente. A Secretaria selecionará três redações para representar o Estado na etapa nacional. No Senado Federal, comissões julgadoras são formadas para classificar os textos de cada um dos estados e do Distrito Federal; e também o primeiro, segundo e o terceiro colocados nacionais.

O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação – MEC, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e tem o apoio da Secretaria de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem