OPERAÇÕES AÉREAS: Profissionais da segurança pública participam de treinamento de resgate e salvamento aquático


OPERAÇÕES AÉREAS: Profissionais da segurança pública participam de treinamento de resgate e salvamento aquático

Treinamento de resgate e salvamento aquático do II Curso de Operações Aéreas – COA

Porto Velho, ROO Núcleo Operações Aéreas – NOA, realizou na primeira quinzena de junho, o treinamento de resgate e salvamento aquático do II Curso de Operações Aéreas – COA em um hotel fazenda em Porto Velho . O curso é promovido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec.

O Curso teve início em 19 de abril e se estenderá até o final de junho, e tem como coordenadores os operadores aerotáticos, o 1° sargento policial militar Ezequias Aguiar e o 2º sargento policial militar Rener de Oliveira . Durante o curso, os alunos já realizaram diversos treinamentos como: estágio básico de combatente de selva no 54º BIS na cidade de Humaitá, atendimento pré-hospitalar e aeromédico, prevenção e combate a incêndio, armamento, Munição e Tiro, salvamento aquático, instrumentos de menor potencial ofensivo e técnicas verticais.

Técnica de salvamento com o Sling

De acordo com o gerente de aviação de estado, o piloto Tenente-Coronel da Polícia Militar, Rachid Diniz Ferreira Sallé, o curso é voltado para a formação de operadores aerotáticos que exercem funções táticas e de segurança a bordo de aeronaves. Durante o treinamento de resgate e salvamento aquático foram realizadas as técnicas de retirada de vítimas da água com o uso do sling e do puçá. Ainda foi feita a técnica de Helocasting que significa infiltração em meio aquático, onde os policiais saltam da aeronave em meio aquático para fazer infiltração no local de difícil acesso ou que não pode ser acessado por terra.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir no Núcleo de Operações Aéreas é salvar vidas. “A Aviação da Segurança Pública de Rondônia tem feito história em suas atuações. São muitas atividades, como: patrulhamento policial em apoio de ocorrências do 190; operações da Polícia Militar, Civil e Sedam; transportes aeromédicos e de órgãos; combate a incêndios e resgates”, destacou.

Os alunos para frequentarem o curso, passaram por um rigoroso processo de seleção interna voltado para os profissionais de segurança pública, sendo realizadas etapas como teste de aptidão física, teste de habilidades específica, teste de aptidão de tiro, exames médicos, investigação social e entrevista. O curso teve inicio com 34 alunos, até o momento doze alunos que fazem parte da segurança pública participam, sendo8 Policiais Militares de Rondônia, 1 bombeiro militar de Rondônia, 1 policial civil de Rondônia, 1 Policial Rodoviário Federal e 1 Policial Militar do Acre.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem