FISCALIZAÇÃO: TSE exclui coronel do grupo de fiscalização por fake news sobre urnas

Destaque

6/Mundo/ticker-posts

FISCALIZAÇÃO: TSE exclui coronel do grupo de fiscalização por fake news sobre urnas

Decisão foi informada em ofício enviado ao ministro da Defesa. Metrópoles revelou que coronel costuma difundir notícias falsas

Porto Velho, RO - 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta segunda-feira (8/8), que decidiu excluir o coronel Ricardo Sant’Anna do grupo de militares escalados para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas. Como revelou a coluna do Rodrigo Rangel, do Metrópoles, o oficial costuma divulgar fake news e faz questionamentos sobre a lisura do processo eleitoral brasileiro.

A decisão foi comunicada em ofício enviado ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e assinada pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin, e pelo vice-presidente do tribunal, Alexandre de Moraes. No documento, a Corte menciona a reportagem para sustentar a decisão.

“Cumprimentando-o, trago ao conhecimento de Vossa Excelência notícia veiculada a respeito de um dos militares designados como representante de fiscalização por esse Ministério, a saber, o Coronel do Exército Ricardo Sant’Anna, segundo a qual perfis por ele mantidos em redes sociais disseminaram informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro”, diz o ofício.

O tribunal ressalta que “a posição de avaliador da conformidade de sistemas e equipamentos não deve ser ocupada por aqueles que negam prima facie o sistema eleitoral brasileiro e circulam desinformação a seu respeito”.

“Tais condutas, para além de sofrer reprimendas normativas, têm sido coibidas pelo TSE através de reiterados precedentes jurisprudenciais”, completa a Corte.


Portanto, foi confirmado o descredenciamento do general. Leia o ofício na íntegra:

Fonte: Metrópoles
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários