OPERAÇÃO VERMIFUGE: Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente


OPERAÇÃO VERMIFUGE: Polícia Federal deflagra operação de combate ao abuso sexual envolvendo criança ou adolescente

Operação cumpre 02 Mandados de Busca e Apreensão em Cacoal

Porto Velho, RO - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18/05/2022) a OPERAÇÃO VERMIFUGE, que investiga crimes relacionados à pornografia infantojuvenil pela internet. Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em dois endereços em Cacoal/RO.

As investigações foram iniciadas no mês de junho deste ano, a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children) à Polícia Federal de Rondônia. O NCMEC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que estabelece um mecanismo centralizado de recebimento de “denúncias” sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças.

Em pronta resposta, o GRUPO DE REPRESSÃO A CRIMES CIBERNÉTICOS da Polícia Federal em Porto Velho (GRCC/RO), através de técnicas de investigação, nas quais são utilizadas diversas tecnologias, bem como diligências de campo, conseguiu identificar o responsável pela aquisição e armazenamento de vasto conteúdo relacionado ao abuso sexual infantojuvenil.

A 2ª Vara Criminal da Comarca de Cacoal-RO expediu os mandados de busca e apreensão que foram cumpridos na residência e na empresa do investigado, um Petshop em Cacoal. No endereço da empresa, durante as buscas, foram encontrados diversos vídeos contendo abusos sexuais em crianças e adolescentes em seu notebook, momento em que foi dada voz de prisão ao investigado.

Foram apreendidos dispositivos eletrônicos como notebook, cartões de memória e celulares, que podem ter sido usados para a prática do crime, e serão periciados pelo Setor Técnico-Científico da PF – SETEC, e analisados por policiais federais do GRCC.

A operação denominada VERMIFUGE, que na língua inglesa significa vermífugo, é uma alusão a um medicamento vendido em Petshop para o combate a verminoses que agem silenciosamente no organismo dos animais e causam diversas doenças, assim como criminosos dessa natureza, que se valem do anonimato da internet e causam inúmeros males graves à sociedade.


Fonte: Superintendência Regional em Rondônia – Polícia Federal

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem