TECNOLOGIA: Setic implementa processo de avaliação de maturidade no gerenciamento de projetos

Processo de avaliação de maturidade reconhece a capacidade de melhoria de uma organização no processo de desenvolvimento

Porto Velho, RO - Para alavancar o nível de competência, realizar atividades e minimizar o risco de equívocos com um tempo menor de desperdício, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic iniciou o processo de avaliação de maturidade no gerenciamento de projetos.

Utilizando-se de um modelo de avaliação de maturidade (Modelo Prado – MMGP Setorial), que reconhece a capacidade de melhoria de uma organização no processo de desenvolvimento, a Setic foi avaliada como uma organização nível 2 de maturidade. O modelo de avaliação contempla 5 níveis que correspondem ao estágio em que a organização se encontra e sete dimensões que medem a porcentagem de cada competência.

Setic foi avaliada como uma organização nível 2 de maturidade

De acordo com o gerente de Projeto da Setic, Charles Xavier, um modelo de maturidade é uma forma para avaliar o quão hábil é uma organização na gerência de seus projetos e indicar caminhos para elevar a produtividade geral e o nível de satisfação dos envolvidos.

“Após a obtenção da nota de maturidade, é traçado um plano de ação descrevendo as metas a serem realizadas para assim chegar no nível 3 de avaliação. Concluído, será realizada outra avaliação da competência da gerência de projetos, para verificar se alcançamos o próximo nível. A ação será um processo contínuo de avaliação de maturidade com periodicidade de 3 meses.”

O coordenador de gestão estratégica da Setic, Henrique Douglas Araújo evidenciou a importância da adoção de ferramentas que comprovem o trabalho desenvolvido na Superintendência.

“Possuímos um portifólio e uma carteira de clientes, é importante passar confiabilidade e criar um elo forte. Apresentar o nível de maturidade no desenvolvimento das nossas soluções e a evolução desse nível é primordial. A fim de que possamos avaliar nossas deficiências e trabalhar em cima delas, alavancar nossos pontos fortes, agregando mais valor aos nossos clientes por meio do gerenciamento, de forma mais eficiente dos projetos”.

Além da implementação do modelo MMGP, que tem como objetivo adotar melhores práticas no desenvolvimento de soluções, a Setic utiliza também a inclusão de outros conceitos para modernização da gestão pública, influenciando diretamente nas melhorias e serviços do Governo de Rondônia, ofertados por meio da tecnologia.

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