CAPACITAÇÃO: Prefeitura capacita profissionais de saúde para manter salas de vacinas integralmente


CAPACITAÇÃO: Prefeitura capacita profissionais de saúde para manter salas de vacinas integralmente


Três turmas de técnicos e uma de enfermeiros serão capacitadas até o final do ano

Porto Velho, RO - Com objetivo de manter o funcionamento integral de todas as salas de vacinas das unidades de saúde de Porto Velho, a Prefeitura promove uma capacitação intensiva para técnicos em enfermagem.

Ao todo, 40 profissionais participam dessa primeira capacitação que iniciou na última segunda-feira (18) e segue até a próxima sexta-feira (22), das 8h às 17h, no auditório da faculdade São Lucas, Campus II.

Até o final deste ano, de acordo com a gerente do programa de imunização da secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes, três turmas de técnicos e uma de enfermeiros serão capacitadas sobre todas as vacinas do calendário de imunização disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

“Estamos qualificando os técnicos em enfermagem que estão assumindo agora como emergenciais e também aqueles que são do quadro efetivo da Prefeitura, mas que não eram capacitados. Com isso, queremos que todas as unidades atendam de manhã e à tarde todas as vacinas, seja durante as campanhas ou não”, frisou a gerente de imunização.

Daniele Casara, enfermeira do município

TEMAS

Para os técnicos estão sendo abordados temas como calendário vacinal para cada tipo de vacina, via de administração, local adequado, como acondicionar a vacina, temperatura ideal, intervalos entre uma vacina e outra, quais as vacinas que podem aplicar juntas ou separadas e quem pode tomar, entre vários outros assuntos.

“É uma semana só de teoria e depois a gente vai pra prática já na sala de vacina, fazendo o atendimento à população. Os enfermeiros serão treinados para supervisionar o trabalho dos técnicos”, explicou Elizeth Gomes.

APRENDIZADO

A enfermeira Daniele Casara, que trabalha na sala móvel, na rede de frio do município, onde ficam armazenadas as vacinas, explica que a capacitação já estava sendo aguardada pelos profissionais da área. Ela enalteceu a iniciativa do município em proporcionar tais conhecimentos que vão resultar em melhoria no atendimento às pessoas.

“É muito importante estarmos aprimorando os nossos conhecimentos, ainda mais depois do que vivenciamos na pandemia. Certamente o nosso trabalho será muito mais eficiente, tanto pela técnica de administração dos imunizantes quanto pelos cuidados e informações aos pacientes”, comentou.

Já para a técnica de enfermagem, Thays Caroline, a capacitação é ainda mais importante dado o ressurgimento de várias enfermidades que haviam sido erradicadas. “Esse treinamento serve para que todos profissionais entendam ainda mais sobre as vacinas e também possam falar a mesma língua. Além de contribuir para a erradicação dessas doenças”, finaliza.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem