PESQUISA: 7 em cada 10 estudantes estão empregados após a faculdade


PESQUISA: 7 em cada 10 estudantes estão empregados após a faculdade


Estudo da ABMES mostra que mesmo com a pandemia, ter uma formação universitária tem um impacto na empregabilidade

Porto Velho, RO Os estudantes brasileiros que concluíram uma faculdade conseguem emprego em até um após a formatura. É o que revela uma pesquisa da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) sobre empregabilidade divulgada nesta terça-feira (19).

Segundo os dados, 69% dos graduandos — basicamente 7 em cada 10 — estão empregados, mesmo com o cenário da pandemia. O que mostra a importância da formação superior para o ingresso no mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento, a taxa de ocupação é a mesma para os recém-formados, tanto para aqueles que cursaram a faculdade presencialmente ou para aquele que optaram pela modalidade EAD (Ensino a Distância). Ainda, segundo a pesquisa, a remuneração média é de R$ 3,8 mil.

Foi avaliada a colocação profissional de quase 2 mil estudantes que se formaram entre meados de 2020 e meados de 2021, período crítico da pandemia de Covid-19. Ainda assim, 48,82% dos formados estavam em ocupações formais, 10,86% trabalhando como autônomos ou profissionais liberais, 2,77% como empresários e apenas 2,82% estavam na informalidade.

Entre os bacharéis e tecnólogos, o aproveitamento no mercado de trabalho foi mais significativo, de 70% e 69%, respectivamente. Os profissionais que fizeram licenciatura alcançaram índice de 61%. Aqueles que estão empregados na área de formação tiveram melhores resultados na ocupação de vagas profissionais: 81% entre quem fez bacharelado, 69% entre os licenciados. Entre os tecnólogos, o percentual foi de 51%.

Algumas áreas oferecem mais oportunidades — os profissionais na área de TI estão no topo da lista, com 82% que declararam estar trabalhando, 77% deles na área de graduação. Nas engenharias, 77% estão no mercado de trabalho, 93% trabalhando na área. Entre os profissionais de saúde também há um salto: 72% está empregado, 85% atuando na área de formação.

Os recém-formados em Direito, campo em que 53% estão no mercado de trabalho e 63% na própria área. Mais da metade dos egressos em Negócios, Comunicação e Educação também garantiram ocupação para que foram preparados nas instituições de ensino superior.

A pesquisa foi realizado a partir da parceria da ABMES e a Symplicity, empresa de solução de software de empregabilidade e engajamento estudantil.


Fonte: R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem