PEATIR: Sedam promove ações de educação ambiental em aldeias da Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste


PEATIR: Sedam promove ações de educação ambiental em aldeias da Terra Indígena Roosevelt, em Espigão do Oeste

Comunidades indígenas da Zona da Mata recebem da Sedam orientações sobre preservação do meio ambiente

Porto Velho, RO - Com o objetivo de garantir e promover a proteção, recuperação, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das Terras Indígenas – TI, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam promoveu na última semana, visita a TI Roosevelt da etnia Cinta Larga, localizada município de Espigão do Oeste. A ação visa implementar o Programa Estadual de Educação Ambiental em Terras Indígenas – Peatir.

Nesta missão, a Coordenadoria de Educação ambiental – Ceam, juntamente à Coordenadoria de Povos indígenas – Copin e Assessoria de Mudanças Climáticas estiveram em Espigão do Oeste. A visita técnica às aldeias teve como objetivo levar o trabalho educativo, tanto para os adultos quanto para as crianças.

O enfoque principal foi a educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, combate às queimadas, recuperação de nascentes, mudanças climáticas, entre outras pautas que promovam saúde e bem-estar, e gerem renda para as comunidades indígenas. As medidas adotadas respeitam a competência da união, por meio da Funai, mas atende também ações de competência do Estado no apoio ao usufruto exclusivo da terra, para os povos indígenas do Estado de Rondônia.

PEATIR

Sedam promoveu rodada de palestras e orientações para troca de experiência entre indígenas

O Programa Peatir tem como objetivo apoiar os municípios no desenvolvimento de atividades educativas, promover oficinas e realizar rodas de conversa sobre empreendedorismo em terras indígenas. Durante a atividade, a Sedam realizou uma roda de conversa com indígenas com a proposta de entender e apreciar as interações entre os indígenas e suas culturas para a melhoria na qualidade de vida. A assessoria de mudanças climáticas abordou a temática mostrando como pequenas ações podem contribuir para uma produção mais sustentável em relação ao clima.

Já a coordenadoria de educação ambiental levou cartilhas orientativas, desenhos e panfletos para trabalhar a conscientização sobre a preservação dos rios e a prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. As ações foram realizadas nas aldeias Roosevelt, João Bravo e 14 de Abril, na Terra Indígena Roosevelt do povo Cinta Larga.

O vice-cacique da aldeia 14 de maio, Vando Cinta Larga disse que essa interação será importante para que a comunidade indígena possa falar e se sentir ouvida quanto às questões ambientais e sociais. “Nós queremos realizar aqui na nossa aldeia um projeto de turismo para que as pessoas possam vir nos visitar. Também precisamos de orientações para melhorar nossas plantações. Isso esperamos conseguir com esse apoio, por isso é importante a vinda do Governo através da Sedam” detalhou o vice-cacique.

O gerente da Copim, Rubens Naraikoe Suruí destaca que este primeiro contato com as aldeias vai estreitar os laços com a comunidade indígena, facilitando a comunicação entre o Governo de Rondônia e a população. “Nós viemos aqui hoje para ouvir o que cada um precisa e ver o que podemos fazer para melhorar a vida deles. Temos nossos projetos de levar a educação ambiental, o turismo e a agroecologia para as Terras Indígenas, mas queremos ouvir deles as principais demandas” explicou o gerente.

Um dos pilares do Peatir é conscientizar os povos indígenas sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais. “Sabemos que está se aproximando o tempo de derrubadas e queimadas, entre outras situações que afetam diretamente o meio ambiente, então, é preciso conscientizar a população para evitar poluir o meio ambiente em que vivemos”, completou o gerente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem