O dia 12 de julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 12 de julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 12 DE JULHO!

HOJE É

Dia do Engenheiro Florestal. Dia de Malala (ONU) defensora da Educação de mulheres proibida pelo Talibã.

Católicos lembram Santa Verônica de Jerusalém, Vivencíolo, São Nabor, São Félix, São Gualberto Ábade, São Jasão de Tarso, São Luís Martin e Santa Zélia Guerin. Luteranos lembram Nathan Söderblom.

RONDÔNIA

1928 – O governador Mário Correia da Costa (MT), promulga a Lei 991 criando o município de Guajará-Mirim, incorporado em 1943 ao Território Federal do Guaporé (Rondônia). 

1972 – O Ministro dos Transportes homologa a determinação de erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré.

BRASIL

1990 – João Saldanbha, jornalista que preparou a seleção brasileira de 1970, morre em Roma. 

1998 – Com Ronaldo alegando estar doente, mas colocado em campo, o Brasil leva de 3x0 da França na final da Copa de 1998.

MUNDO

1493 – Publicado um dos primeiros livros impressos e documentados, “Crônica de Nuremberg” de Hartmann Schedel. 

1962 – Os Rolling Stones fazem seu primeiro show ao vivo. 

1980 – Pelé é  eleito “Atleta do Século XX”, em pesquisa do jornal francês L'equipe. 

1997 – Nasce a paquistanesa Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel, em 1914, aos 17 anos, o Nobel da Paz. 

FOTO DO DIA

Ele poderia nem ser fotógrafo famoso, ou só mesmo um paparazzi, mas Danna  Bernard Merrill nascido em 1877 em Nova Hampshire, EUA, contratado por Percival Farqhuar para documentar a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, transformou em testemunho fotográfico a odisseia da obra, um acervo de 2 mil negativos, mostrando não só a obra, mas os homens que a construíram (Views of the Estrada de Ferro Madeira e Mamore Amazonas & Matto Grosso, Brazil S.A).  

O equipamento era 13 x 18 cm, e os negativos  placas de vidro. É bom lembrar que só dali a 80 anos surgiriam os celulares e seus multiequipamentos. No Brasil, a melhor coleção das fotos de Dana de Merril sejam as 190 chapas no acervo do Museu Paulista. 

Ele numerava cada foto, por isso as feitas por Dana (no destaque ao alto) sempre têm um número, como essa, em que foi flagrado pela sombra. (Lúcio Albuquerque c/informação do pesquisador Luís Claro)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem