15ª CONFERÊNCIA: Ministro da Defesa diz que respeita a Carta Democrática Interamericana


15ª CONFERÊNCIA: Ministro da Defesa diz que respeita a Carta Democrática Interamericana

Paulo Sérgio participa da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, que teve início nesta terça-feira (26/7), em Brasília

Porto Velho, ROO ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse durante a 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, na manhã desta terça-feira (26/7), que respeita as diretrizes da Carta Democrática Interamericana. Em resumo, o documento determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas, que devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema na região.

Durante a fala, o ex-comandante do Exército brasileiro ainda reforçou a intenção, por parte do governo, de assinar a “Declaração de Brasília”, que reforçará o intuito da Carta Democrática Interamericana.

“Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da organização dos estados americanos, [Organização dos Estados Americanos] OEA, e a carta democrática americana, e seus valores, princípios e mecanismos”, pontuou Nogueira.

O Brasil sedia, nesta semana, entre 25 e 29 de julho, a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas (XV CMDA), fórum que reúne os países do continente no setor de defesa e segurança. A cerimônia ocorre em Brasília (DF).

Na programação, está prevista a apresentação dos resultados das discussões dos Grupos de Trabalho (GTs) realizados no decorrer deste biênio: ciberdefesa e ciberespaço; mulher, paz e segurança; e cooperação em assistência humanitária e socorro em casos de desastre.

O Brasil, anfitrião do evento, propôs ainda a discussão sobre o papel das Forças Armadas frente a fluxos migratórios. O Exército coordena a Operação Acolhida, que recebe refugiados venezuelanos em Roraima.

Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem