O dia 05 de maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O dia 05 de maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

 

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 5 DE MAIO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Língua Portuguesa. Dia do Filho. Dia de Rondon. Dia Nacional do Expedicionário. Dia Nacional do Líder Comunitário. Dia das Telecomunicações, Dia do Propagandista Farmacêutico, Dia do Fabricante de Material de Construção

Católicos lembram São Vicente Ferrer, Santa Adalsinda, Santo Ângelo da Sicília, Santo Estanislau Casimiritano, Santo Hilário de Arles (venerado também por ortodoxos); e as santas (irmãs) Quiônia, Irene e Ágata.

RONDÔNIA

1865 – Nasce em Mimoso (atual Santo Antonio do Leverger) Candido Mariano da Silva, depois Rondon, patrono de um Meridiano, de Rondônia e da arma da Comunicação do Exército. 1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território, até outubro de 1956

BRASIL

1808 - Criada a Escola Naval no Rio de Janeiro. 

1954 – Ainda estadual, é criada a Universidade do Espírito Santo,  a partir de 1961 Universidade Federal. 

1994 – Morre o poeta Mário Quintana (88 anos).  

MUNDO

1821 — Napoleão Bonaparte morre no exílio na ilha de Santa Helena no Atlântico Sul. 

1961 — Programa Mercury: Alan Shepard torna-se o 1º americano a viajar para o espaço num voo suborbital. 

1964 — O Conselho da Europa declara o dia 5 de maio como o Dia da Europa. 

1983 - O vírus HIV é identificado pelo Instituto de Paris.

FOTO DO DIA

Data de nascimento de Cândido Mariano da Silva, em Mimoso, depois Santo Antonio do Leverger, foi rebatizado “Rondon” por um tio, o capitão da Guarda Nacional Manuel Rodrigues da Silva Rondon. 

Considerado por Theodore Roosevelt, ex-presidente do Estados Unidos “O maior Bandeirante do século XX”, Rondon em 1925 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por Albert Eistein, justificando: "Seu trabalho se concentra na integração de tribos indígenas à civilização, sem o emprego de armas nem de qualquer tipo de coerção". 

Em 1957 outra vez indicado ao Nobel da Paz, agora pelo Explorer Club de Nova York. Em 1955 recebera do Congresso Nacional a promoção a Marechal do Exército. Rondon é nome de um Meridiano, patrono da comenda Ordem do Mérito Marechal Rondon, a mais alta do Estado de Rondônia, da Arma de Comunicações do Exército e de ruas, praças, municípios, escolas etc. Rondon: 1865/1958. (Foto: Duas lendas, JK, presidente que fez “50 anos em 5” e Rondon, que dispensa comentários)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem