PONTO TURÍSTICO: Revitalizada, praça do Palácio Rio Madeira atrai visitantes da Capital e do interior de Rondônia


PONTO TURÍSTICO: Revitalizada, praça do Palácio Rio Madeira atrai visitantes da Capital e do interior de Rondônia

Parte amarela da escultura A rosa e o botão, na entrada da praça do CPA

Porto Velho, RO A praça na área do Palácio Rio Madeira – PRM, sede do Governo de Rondônia, tem atraído muitos turística em Porto Velho. Ao lado dos pergolados há canteiros extensos de icsórias e outras flores. As palmeiras em ambos os lados do corredor central ornamentam o espaço, e mais ainda em dias de hasteamento de todas as bandeiras estaduais. A praça vem sendo revitalizada pela Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos – Sugesp.

Aves pantaneiras estão no jardim

A entrada do jardim exibe duas esculturas: A Rosa e o Botão, do artista Júlio Carvalho, adquiridas pelo Governo do Estado. Elas foram restauradas em março deste ano pela Sugesp, dentro da meta de aproveitar ao máximo todos os acessórios disponíveis no Palácio Rio Madeira. Com dois metros de altura por dois de largura e na concepção de Carvalho elas foram construídas para serem colocadas próximas uma da outra, nas cores propostas – amarela e azul – que são as cores específicas do estilo concreto. A montagem mentalmente da rosa e do botão implicam sobrepor/encaixar mentalmente a escultura amarela na azul, dando a forma de uma rosa.

Na busca da restauração, a ideia é manter essas obras bem bonitas e visíveis aos olhos da população da Capital e de todos os que a visitam. “Elas foram inauguradas parcialmente em 2012, e apenas uma vez revitalizadas. Hoje, o PRM faz parte do roteiro de visitação de pessoas de Porto Velho e de diferentes regiões de Rondônia, oferecendo um local bonito e iluminado para o bem-estar dos visitantes”, diz o superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos, Carlos Lopes Silva.

“O bom é que as famílias têm visitado espontaneamente à noite, encontrando aqui um lugar sem papéis no chão, gramado aparado, flores conservadas em ambiente sempre limpo”, enfatizou o servidor público e escultor João Bosco Cardoso, autor dos animais construídos em concreto e pintados em suas cores originais.

Artista Bosco Cardoso elogiou o Governo de Rondônia pela revitalização

A Sugesp melhorou a iluminação, adequando-a para as pessoas avistarem detalhes, à noite. Durante o dia, ou à noite, crianças, especialmente, demonstram muito interesse em se aproximarem das garças, dos tucanos, dos tuiuiús, da arara-canindé e da onça pintada. Acompanhadas pelos pais, fazem perguntas e tiram fotos.

O superintendente vê um fator altamente positivo para a permanente manutenção dessa praça: “Por aqui circulam diariamente a maioria dos seis mil servidores com trabalho no PRM, e somados aos visitantes, a média de pessoas alcançadas é dez mil”.

O artista Bosco Cardoso elogiou o Governo de Rondônia pela revitalização desse e de outros espaços culturais, sobretudo, o prestígio e a valorização de artistas locais.

O superintendente Carlos Lopes está satisfeito com esse movimento de reativação de peças tão atraentes ao público e já trabalha com vistas a outras atrações, entre as quais, o natal de 2022.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem