SAÚDE: “Opera Rondônia” é lançado no município de Ariquemes; ação prevê a realização de 1.170 cirurgias eletivas


SAÚDE: “Opera Rondônia” é lançado no município de Ariquemes; ação prevê a realização de 1.170 cirurgias eletivas

Município espera zerar fila de espera por cirurgias eletivas em Ariquemes com o “Opera Rondônia”

Porto Velho, RO - Com um investimento de R$ 1.810.529,02 (um milhão, oitocentos e dez mil, quinhentos e vinte e nove reais e dois centavos), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), lançou nesta quinta-feira (17), o projeto “Opera Rondônia” em Ariquemes.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura do município e tem a finalidade de zerar a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), por procedimentos cirúrgicos no Estado e beneficiará 1.170 pacientes com cirurgias eletivas, que serão realizadas no Hospital Municipal de Ariquemes.

O secretário de Estado da Sesau, Fernando Máximo, explica que o projeto tem como objetivo, ajudar os municípios com recursos financeiros para realização de cirurgias e outros procedimentos hospitalares. “Vamos resolver o problema com a fila de espera originada durante a pandemia, que fez com que a cirurgias ficassem suspensas, não só em Rondônia, mas em todo o país, por aproximadamente um ano e meio. Onze municípios aderiram inicialmente e depois mais cinco cidades aceitaram o desafio de operar os pacientes nas próprias cidades, o que totaliza quase R$ 20 milhões repassados aos municípios e um total de quase dez mil cirurgias, ou seja, dez mil cidadãos que saem das filas e têm seus problemas cirúrgicos completamente resolvidos”, destacou.
 
“Opera Rondônia” beneficiará 1.170 pacientes com cirurgias eletivas em Ariquemes

Entusiasmado com o término da fila de espera para as cirurgias, o vereador Natan Lima, agradeceu pela execução do projeto na cidade. “A palavra gratidão define bem tudo aquilo que está acontecendo agora e acredito que é o mesmo sentimento de cada cidadão, que aguardava com ansiedade por esse momento para realizar essas cirurgias. Para muitos, podem ser cirurgias simples, mas que com certeza, mudará a vida de várias pessoas, então, em nome da Câmara Municipal, agradeço ao Governo do Estado, pelo trabalho que tem realizado até aqui”, explanou.

Para o secretário municipal da Saúde, Renan Carlos Rambo, o Governo de Rondônia tem sempre auxiliado os municípios em diversas áreas para solucionar as deficiências. “Tenho certeza que agora vamos fazer com que a fila do SUS seja desafogada. Nós, como município, por mais que fazemos muito, somos a ponta da corda e sempre precisamos de apoio do Estado ou da União, mas quando temos um Governo que nos ajuda, isso é muito bom, porque é a população sai ganhando”, comentou.

A solenidade oficial de lançamento aconteceu na Prefeitura de Ariquemes e também contou com a presença de diversos servidores municipais da saúde, do secretário Executivo Regional da Casa Civil de Ariquemes, Euclides dos Santos Pinto e de outras autoridades municipais e estaduais.

CIRURGIAS

Em Ariquemes estão previstas as seguintes cirurgias: colecistectomia; hemorroidectomia; histerectomía total; hernioplastia epigástrica, incisional, inguinal bilateral, inguinal unilateral e Umbilical; vasectomia; ooforectomia; curetagem semiótica com ou sem dilatação do colo do útero e laqueadura tubária.

Conforme a secretaria de Saúde do município, cerca de 40 pacientes passaram pela triagem na sexta-feira (18) e já se preparam para a realização das cirurgias, que devem acontecer ainda durante o mês de março.

Os procedimentos devem acontecer de forma rápida conforme a capacidade operacional da unidade de saúde, não deixando de priorizar o atendimento de urgência e emergência, como também os casos de covid-19.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem