OPORTUNIDADE: Cursos de capacitação profissional para mulheres estão com inscrições abertas na Escola Móvel de Imagem Pessoal


OPORTUNIDADE: Cursos de capacitação profissional para mulheres estão com inscrições abertas na Escola Móvel de Imagem Pessoal

Lançamento dos cursos profissionalizantes atraiu um grande número de pessoas à Unisp, na zona Leste de Porto Velho

Porto Velho, RO - Quando se investe em capacitação de mulheres, além do crescimento individual, têm-se também benefícios nos núcleos familiares e na comunidade. Melhorar a vida de uma mulher hoje é melhorar a realidade do Estado a longo prazo. Com base nessa premissa, e considerando ser este o Mês da Mulher, o Governo de Rondônia realizou nesta segunda-feira (21), por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), o lançamento de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento profissional para mulheres.

O evento aconteceu na parte externa da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) da zona Leste, em Porto Velho, com a presença de autoridades e moradores do Bairro Escola de Polícia e adjacências interessadas em conhecer a programação e garantir a participação gratuita em um dos três cursos lançados inicialmente: Automaquiagem, Design de Sobrancelha e Penteados.

Governo de Rondônia busca projetos e programas que atendam às necessidades das famílias vulneráveis

As inscrições estão abertas no Portal do Governo www.rondonia.ro.gov.br/idep.

Nesta primeira etapa são ofertadas 60 vagas nos três cursos, que serão ministrados na Escola Móvel Imagem Pessoal, nos três turnos, totalizando 30 horas, cada.

Inicialmente estão previstas três etapas de capacitações. As aulas serão iniciadas no dia 28.

Entre as que já buscaram garantir a vaga logo no primeiro dia, estava Tátyla Soares, 26 anos, casada. Ela disse que foi informada sobre estes cursos quando estava em um supermercado nas proximidades da Unisp. “Assim que eu soube vim logo tentar garantir uma vaga no curso de penteados”, afirmou, adiantando que a promoção desses é uma iniciativa excelente para quem está desempregado e pretende montar seu próprio negócio.

Ao destacar o papel da Seas de trabalhar a Política Estadual de Assistência Social no Estado de forma intersetorial, envolvendo áreas como Educação, Saúde, Segurança Pública entre outras, a adjunta Liana Lima, na ocasião representando a secretária da Seas, Luana Rocha, lembrou que desde 2019 vem sendo estudada a oferta de projetos e programas que deem resposta à sociedade com o que mais precisam e ajudando a sair da situação de vulnerabilidade social e econômica. “Nosso trabalho é voltado à família, com foco na mulher, criança e adolescente”, citou, ressaltando que a assistência social não é favor, mas um direito.

Tatyla Soares foi uma das primeiras a buscar vaga no curso de penteados

Do total de vagas abertas, um percentual será destinado às mulheres inscritas no Programa “Mulher Protegida”, idealizado pela Seas e lançado pelo Poder Executivo em 7 de dezembro de 2021, com a proposta de efetivar o fortalecimento da garantia dos direitos humanos das mulheres, resguardando-as de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Estacionada ao lado da Unisp da Avenida Amazonas, 6781, a Escola Móvel de Imagem Pessoal possui tecnologia de ponta com laboratório completo e espaço maker, onde são oferecidos cursos de qualificação profissional.

Ainda participaram do lançamento, o gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá; o adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira; a delegada-geral adjunta da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Alessandra Paraguassu; a titular da Delegacia da Mulher, Amanda Ferreira e a presidente do Idep, Adir Josefa.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem