MOBILIDADE: Com projeto “Locomover”, Governo de Rondônia já entregou mais de 14 mil aparelhos de locomoção


MOBILIDADE: Com projeto “Locomover”, Governo de Rondônia já entregou mais de 14 mil aparelhos de locomoção

Mais de 14.300 equipamentos de mobilidade já foram entregues para pacientes do SUS em Rondônia

Porto Velho, RO - Em quatro anos, o Governo de Rondônia entregou para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), 14.342 mil aparelhos de locomoção, pelo projeto “Locomover”, que tem a finalidade de levar mobilidade para pessoas com movimento reduzido, seja para pacientes com deficiência (mais independência), lesionadas ( para auxiliar na recuperação) ou idosos.

Márcia Andréa, mãe do João Paulo, de 16 anos, que nasceu com hidrocefalia e mielomeningocele, destacou a importância do aparelho para o filho. “Fiz o pedido da cadeira motorizada e agora, ele ganhou um monobloco. As cadeiras de rodas são como nossas pernas, não podemos ficar sem, e é como ele vai e vem” disse Márcia.

João Paulo, recebeu o monobloco na ação que aconteceu em Alta Floresta d’Oeste, que disponibilizou 48 equipamentos para pacientes da região. O Monobloco é um modelo cuja estrutura permite uma dobragem diferente, que permite retirar e instalar as rodas com facilidade e contribui para o transporte.

Em 2019 foram entregues pelo Estado 5.481 aparelhos; em 2020 foram 3.815 equipamentos. “Mesmo na pandemia o Governo de Rondônia não deixou de atender esses pacientes que mais necessitavam de mobilidade, sendo que em 2021, 4.423 pessoas puderam ser beneficiadas com a ação. Agora, em 2022 a ação contínua com 623 aparelhos já entregues em apenas três meses”, disse o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo

Entre os aparelhos, foram entregues: cadeiras de rodas padrão, cadeiras de banho, andadores, bengalas de quatro pontos, cadeira de rodas para obeso, cadeira de rodas monobloco, muletas auxiliar (tamanho médio) e almofadas com celular de ar.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem