ESTRATÉGIAS: Detran Rondônia realiza Encontro Pedagógico em Cacoal para alinhar ações educativas


ESTRATÉGIAS: Detran Rondônia realiza Encontro Pedagógico em Cacoal para alinhar ações educativas

Detran realiza Encontro Pedagógico para servidores da Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - A abertura do Encontro Pedagógico do polo de Cacoal do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) teve início na manhã desta quarta-feira (23). O encontro está sendo realizado no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), situado na Rua São Paulo, n. 2745 – Centro. O encontro tem por objetivo a adequação dos projetos de educação da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e apresentação dos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano.

O polo compõe os municípios de Vilhena; Cabixi; Colorado do Oeste; Corumbiara; Cerejeiras; Pimenteiras do Oeste; Chupinguaia; Pimenta Bueno; Primavera de Rondônia; Parecis; São Felipe; Alto Alegre dos Parecis; São Felipe; Alto Alegre dos Parecis; Novo Horizonte; Nova Brasilândia; Santa Luzia do Oeste; Espigão do Oeste; Ministro Andreazza, Cacoal, Vale do Paraíso e o distrito de Migrantenopolis.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira abriu oficialmente o Encontro Pedagógico, dando boas vindas aos servidores e ressaltando a importância do encontro para adequar as ações educativas que serão realizadas durante o ano de 2022. “Durante os três dias que estaremos reunidos aqui, vamos planejar e fazer uma grande reflexão sobre a ação dos profissionais que atuam com educação de trânsito, capacitando-os quanto às novas metodologias para desenvolver educação de trânsito”, afirmou Ruymar Pereira.

O diretor Técnico de Educação justificou a ausência do diretor geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida que não pode estar presente no evento devido a agenda de trabalho na Capital, mas ressaltou as palavras do diretor geral aos servidores sobre a necessidade do planejamento coletivo e democrático, com vistas a maximizar os resultados alcançados nas ações educativas ao cidadão.

Encontro tem objetivo de alinhar projetos de educação de trânsito

Ruymar também enfatizou a importância da equipe de educação trabalhar em parceria com a de fiscalização, afirmando que são duas vertentes que tem o mesmo objetivo que é salvar vidas no trânsito, destacando que já está em conversação com o diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Ftfat), Welton Ribeiro para ajustar essa parceria e citou a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida.

A Coordenadora de Educação de Trânsito (CET), a pedagoga Glauce Souza de Abreu falou sobre a importância da capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e convidou que cada servidor relatasse para os colegas qual foi a sua melhor ação educativa na sua localidade, pois a realidade de cada localidade é diferente, por isso a CET estará readequando os projetos de educação de trânsito que serão realizados durante o ano de 2022.

Glauce Abreu lembrou que as ações educativas do Detran Rondônia segue o que determina a legislação e ressaltou que existem formas diferentes de se trabalhar o que determina a lei, mas não pode fugir de sua essência.

A educação é uma ferramenta importante, uma vez que tem papel fundamental na construção cidadã da mobilidade segura e a diminuição dos comportamentos de risco no trânsito, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Um dos projetos apresentados no encontro foi o “Educar Para a Vida”, que tem por objetivo atender a Educação Básica, com atividades vinculadas à Legislação de Trânsito e Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatran).

Gilceli Oliveira falou sobre a importância da comunicação

O tema “Habilidade Comunicacional e Oratória” foi apresentado pela professora Gilceli Correia de Oliveira que falou sobre a importância de se comunicar de forma clara e objetiva, não apenas com a voz, mas de outras formas também sendo por meio da escrita, expressão corporal, entre outras maneiras.

O Encontro Pedagógico segue até a próxima sexta-feira (25) e serão tratados ao decorrer o encontro temas como: apresentação das Políticas Nacionais de Trânsito, presente no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 (Pnatran 2021-2030), com determinações do Código de Trânsito Brasileiro e demais regulamentações concernentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como blitz educativa, pit stop e ações performáticas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem