ENCONTRO PEDAGÓGICO: Detran realiza Encontro Pedagógico para servidores da Educação de Trânsito da regional de Ouro Preto do Oeste


ENCONTRO PEDAGÓGICO: Detran realiza Encontro Pedagógico para servidores da Educação de Trânsito da regional de Ouro Preto do Oeste

Encontro de Planejamento Pedagógico tem por objetivo integrar e alinhar as ações

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) está realizando na cidade de Ouro Preto, o Encontro de Planejamento de Práticas Pedagógicas para planejar e adequar as atividades pedagógicas da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) e da Coordenadoria de Educação de Trânsito para 2022. O evento acontece no auditório da Ciretran de Ouro Preto do Oeste e vai até sexta-feira (1º), onde os servidores lotados nas unidades que compõe a regional e que atuam nas ações de Educação de Trânsito participam do curso de qualificação.

O encontro foi aberto oficialmente pelo diretor técnico de Educação de Trânsito (Dtet), Ruymar Pereira que deu boas vindas aos servidores e levou uma mensagem do diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira que não pode estar presente devido a sua agenda de trabalho na Capital, mas que desejou aos servidores que aproveitassem o curso destacando a necessidade do planejamento coletivo e democrático, com vistas a maximizar os resultados alcançados nas ações educativas junto aos cidadãos.

Ruymar Pereira ressaltou a importância do Encontro Pedagógico que tem por objetivo discutir as práticas e as estratégias de Educação de Trânsito “esse é uma oportunidade em que vamos compartilhar conhecimentos e trazer novas ideias para que trabalhemos com inovação”, disse o diretor da Dtet.

O diretor Técnico de Educação também ressaltou a importância de a equipe de educação trabalhar em parceria com a de fiscalização, afirmando que são duas vertentes que tem o mesmo objetivo que é salvar vidas no trânsito, destacando que já alinhou essa parceria com o diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Ftfat), Welton Ribeiro.

Dinâmicas fazem parte das atividades do Encontro Pedagógico

A coordenadora de Educação de Trânsito (CET), a pedagoga Glauce Souza de Abreu falou sobre a importância da capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) disse que os projetos de Educação de Trânsito que serão desenvolvidos do decorrer do ano, passando por readequação e pediu para que os servidores relatassem as realidades nas suas localidades, pois a adequação irá respeitar a realidade de cada localidade.

“As ações educativas do Detran Rondônia seguem o que determina a legislação, existem formas diferentes de se trabalhar o que determina a lei, mas não pode fugir de sua essência”, disse Glauce Abreu.

O Encontro de Planejamento Pedagógico tem como objetivo integrar os servidores das seguintes localidades: Ji-Paraná; Castanheira; Presidente Médici; Mirante da Serra; Urupá; Teixeirópolis; São Miguel do Guaporé; Costa Marques; Alta Floresta; Nova União e Estrela de Rondônia.

Em seguida a pedagoga, Glauce Abreu fez uma Avaliação das Práticas Pedagógicas de 2021 que contou com a participação dos servidores que falaram das suas experiências destacando os resultados positivos e que devem ser melhorados nas ações de 2022.

A doutoranda Gilceli Correia de Oliveira ministrou palestra com o tema “Habilidade Comunicacional e Oratória” destacando a importância de se comunicar de forma clara e objetiva, não apenas com a voz, mas de outras formas também sendo por meio da escrita, expressão corporal, entre outras maneiras. E no período da tarde das 15h às 17h tem Roda de Conversa – Fantoches, com Ruymar Pereira.

Participou da abertura do Encontro de Planejamento Pedagógico, o chefe da Ciretran de Ouro Preto do Oeste, Antônio José Costa Campos que destacou a importância do evento para integrar os servidores que trabalham com Educação de Trânsito que juntos terão a oportunidade de trocar experiências e ainda falar e adequar os projetos conforme a realidade local.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem