EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: Socializando práticas educativas, Detran Rondônia encerra "Encontro Pedagógico" dos polos de Porto Velho, Candeias, Guajará-Mirim e Nova Mamoré


EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO: Socializando práticas educativas, Detran Rondônia encerra "Encontro Pedagógico" dos polos de Porto Velho, Candeias, Guajará-Mirim e Nova Mamoré


Ações Performáticas para Educação de Trânsito nas ruas foram debatidas no último dia do Encontro Pedagógico realizado em Porto Velho

Porto Velho, RO - A atriz bonequeira, Vavá Castro, e o ator Marlúcio Emídio dos Santos, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) conduziram a temática “Ações Performáticas para Educação de Trânsito nas ruas” nesta sexta-feira (18), no encerramento do “Encontro Pedagógico” realizado no auditório da Escola Duque de Caxias, em Porto Velho.

Segundo Vavá Castro, a “ação performática”, foi uma estratégia que a equipe da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) encontrou para realizar o trabalho na pandemia, mantendo o distanciamento social.

Para o sucesso da ação é importante que o servidor organize detalhes, estabeleça tempo e estipule objetivos. “Os temas abordados na performance devem estar de acordo com a Resolução Nº 871 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Na ação performática, utilizamos textos não verbais, textos gestuais e textos visuais, e nosso público são condutores que ao pararem no semáforo recebem a mensagem educativa. Percebemos que há muita atenção por parte do público que recebe a mensagem”, disse Vavá.

Jean Pedro Maia avalia a atividade como de grande valia.

Chefe do posto avançado do Detran em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré, Jean Pedro Alves Maia avalia o “Encontro Pedagógico” como um momento de grande valia. “Tanto para atendimento de rotina ao público no posto avançado, quanto para as atividades educativas que realizamos em escolas e em vias públicas, este momento agregou muito no que diz respeito à responsabilidade que cada um de nós temos para segurança no trânsito. Aprendi muito e fiquei muito fã de toda equipe, já que as metodologias aplicadas foram dinâmicas. Hoje saio daqui com a bagagem cheia de conteúdos, colocando a Educação de Trânsito no patamar merecido quanto a sua importância”, destacou.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, explica que o Encontro Pedagógico é uma ação que faz parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030. “Estamos satisfeitos com o resultado, pois o Encontro enriquece as nossas ações educativas. Juntos Salvamos Vidas”, encerrou.

O Encontro Pedagógico foi realizado pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), reuniu servidores que trabalham com educação de trânsito do polo de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Nova Mamoré. Além de seguir as diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030, o evento é baseado as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais regulamentações concernentes à Educação de Trânsito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem