CONSCIENTIZAÇÃO: Em celebração ao Dia Mundial da Água, Sedam destaca a importância da preservação dos recursos hídricos


Projeto tem como objetivo, promover a preservação/recuperação de nascentes como forma de melhorar a sustentabilidade da agua dos rios

Porto Velho, RO - Em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Com objetivo de celebrar esse recurso natural e, também, conscientizar a todos da sua preservação. o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), tem promovido ações sobre o recurso natural, além da gestão sustentável.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a popular sobre a proteção de rios, nascentes, lagos, bacias hidrográficas e aquíferos para garantir a segurança alimentar, a saúde humana e o meio ambiente.

A gerente de pesca esta à frente do “Reviver Machado”, também voltado para preservação de rios

É nesse viés que a Sedam vem trabalhando, realizando várias ações com esse objetivo, tais como: plantios de mudas de árvores às margens do Rio Pacaás Novos e em várias nascentes por todo o Estado; além de doação de mudas; campanha de troca de mudas por lixo reciclável; campanhas educativas e combate a incêndios; orientações técnicas para os interessados em realizar projetos de reflorestamento em suas APPs; entre outras atividades.

A prevenção e a diminuição dos impactos dos eventos hídricos é o principal objetivo da Sedam, de acordo com a coordenadora de Recursos Hídricos, Daniely da Cunha Oliveira Sant’Anna, “A proposta do projeto de recuperação de nascentes é cuidar das águas na cabeceira dos rios, das margens e matas ciliares para que elas cheguem na qualidade e numa quantidade adequada para manter as vidas nos manguezais” completou Daniely.

O projeto também prevê diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários rurais, técnicos, agentes ambientais e moradores, na proposta viabilizar a implantação de políticas sustentáveis visando à expansão da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos.

Segundo a gerente do escritório da Sedam em Cacoal, Thalitta Cota, que também trabalha no projeto de recuperação de nascentes no interior do Estado de Rondônia, explica que mesmo após serem concluídas as visitas às propriedades, o trabalho continua com o cronograma ações para o monitoramento do uso de água, verificando se as orientações passadas permanecerão sendo atendidas com as orientações aos moradores. Ela destacou ainda que espera que o estudo focado nos eixos de verificação da disponibilidade hídrica e diagnóstico do uso de água nas propriedades sirva de modelo para outras bacias hidrográficas do Estado.

PROJETO DE NASCENTES

Ação educativa foi realizada com alunos do Ensino Médio

A revitalização de bacias hidrográficas torna-se imprescindível para a manutenção da qualidade ambiental de rios e seus afluentes, bem como a floresta do entorno. Desde meados de 2019, a Sedam traçou um planejamento para estudos de recuperação do potencial hídrico de nascentes degradadas e tem feito a recuperação da mata ciliar em seu entorno e nas margens dos cursos hídricos do Estado.

O projeto tem como objetivo contribuir com a segurança hídrica da região para o abastecimento público e a sustentabilidade da agricultura, além de preservar as nascentes, o uso de diferentes técnicas de tratamento para restauração da vegetação traz outros benefícios: pode unir vertentes ambientais, econômicas e sociais.

AÇÃO EDUCATIVA

Em alusão ao dia da água, a Coordenadoria de Recursos hídricos e realizou palestras educativas dessa temática com os alunos do ensino médio da Escola Raimundo Nonato Vieira da Silva, na comunidade de Cujubim-Grande, no baixo Madeira. Durante a ação, os alunos participaram da palestra interativa sobre o uso sustentável da água. Por meio de perguntas e comentários, eles demonstraram grande interesse pela atividade, durante todo o encontro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem