BAIXO ESTOQUE: Fhemeron de Ariquemes convoca população do Vale do Jamari para doação de sangue


BAIXO ESTOQUE: Fhemeron de Ariquemes convoca população do Vale do Jamari para doação de sangue


Fhemeron de Ariquemes pede colaboração da população para aumentar estoque de bolsas de sangue.

Porto Velho, RO - A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) de Ariquemes convoca a população do Vale do Jamari para fazer doação de sangue, para reforçar o hemocentro do município a reverter a realidade atual do baixo estoque de bolsas sanguíneas na unidade.

De acordo com a diretora do hemocentro de Ariquemes, Enandir Gomes Garcia, a quantidade média coletada por dia na unidade, geralmente é de 15 a 20 bolsas, mas atualmente a coleta está com a média de 6 a 8 bolsas por dia. Quantidade que é insuficiente para atender a região do Vale do Jamari, pois o ideal seria de 20 a 30 bolsas diárias.

“Hoje estamos em uma fase ruim, assim como em todo o Estado, pois a população não tem procurado os hemocentros para fazer a doação de sangue. Estamos aflitos com essa realidade, por isso pedimos à comunidade ariquemense e dos municípios vizinhos para que incentivem um conhecido ou familiar para fazer esse gesto solidário, podendo salvar até quatro vidas”, relata.

As bolsas de sangue são cruciais para tratamento médicos no caso de emergências, tratamento de câncer ou hemodiálise, bem como, são essenciais durante o atual período de pandemia da covid-19, devido às internações em UTIs.

Ainda segundo Enandir Garcia, as parcerias com os setores privado e público podem auxiliar a unidade a conseguir manter uma boa quantidade de bolsas no estoque. “Temos algumas empresas parceiras que nos ajudam bastante e também temos uma parceria com a prefeitura de Buritis, que a cada 15 dias encaminham cerca de 20 doadores. Faço o convite aos outros municípios da região do Vale do Jamari, para que tenhamos essa parceria, já que todos utilizam bolsas de sangue, então seria interessante se cada município conseguisse enviar doadores com frequência”, destaca.

O gerente comercial Ailton Carvalho de Assis, de 36 anos, revelou que já realizou mais de 30 doações de sangue. “Sou doador há bastante tempo e graças a Deus, tenho uma imensa satisfação em poder ajudar o próximo. É algo prático, o atendimento é excelente e saímos com o sentimento de salvar vidas. Melhor ajudarmos, em plena saúde, do que precisar, com a saúde debilitada”, frisou.

O gerente comercial, Ailton Carvalho, é doador assíduo em Ariquemes com mais de 30 doações.

O hemocentro de Ariquemes está localizado na Rua Cassiterita, n° 3613, Setor Institucional e atende à população de segunda à sexta, das 7 horas às 14 horas. O cidadão também pode ligar para a unidade através do número (69) 3535-2659, para tirar qualquer dúvida sobre a doação.

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 18 e 69 anos de idade (caso seja a primeira doação, o limite de idade é de 60 anos);
– Jovens entre 16 e 17 anos poderão doar acompanhados dos pais ou responsáveis legais;
– Ter peso acima de 50 kg;
– Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa (aguardar três horas após o almoço);
– Homem pode doar até quatro vezes ao ano, em intervalos de 60 dias (dois meses);
– Mulher pode doar até três vezes ao ano, em intervalos de 90 dias (três meses);
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

RESTRIÇÕES EM RAZÃO DA COVID

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram os critérios para a triagem clínica de candidatos à doação de sangue com risco de infecção pelo coronavírus.

Conforme a Nota Técnica do Ministério da Saúde, candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, devem aguardar por 10 dias para fazer a doação, após estarem completamente recuperados da doença. Cumprido este prazo, os candidatos estão novamente aptos para doar. Assim como as pessoas assintomáticas, mas com diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, que também são considerados inaptos por 10 dias. Já aqueles que tiveram contato com uma pessoa que testou positivo para covid-19, devem esperar por sete dias, contados a partir do último dia de contato com a pessoa, para então fazer a doação.

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

– Estar gripado, resfriado ou com febre; (aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas);
– Infecção pelo novo coronavírus, (aguardar 30 dias após a completa recuperação);
– Estar grávida ou amamentando;
– Estar em tratamento médico;
– Ter ingerido bebida alcoólica no dia da doação (12 horas);
– Ter tatuagem feita há menos de um ano;
– Ter feito endoscopia digestiva nos últimos seis meses;
– Ter adquirido malária nos últimos 12 meses;
– Funcionários da área da saúde que estão à frente da Covid-19 estão inaptos para doação de sangue.

‘SANGUE AMIGO’

Disponibilizado pelo Governo de Rondônia, o software (Web e App Mobile) denominado “Sangue Amigo”, tem o objetivo de auxiliar o contato entre o banco de sangue e o doador. A ferramenta está disponível para todos os hemocentros do Estado gratuitamente via sistema operacional móvel Android ou iOs.

O aplicativo auxilia o cidadão a fazer os agendamentos de doações, bem como, a visualizar o histórico das doações realizadas. Para ter acesso basta efetuar o download e se cadastrar com nome completo, Cadastro de Pessoa Física (CPF), data de nascimento, tipo sanguíneo (caso souber) e um contato telefônico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem