CIDADANIA: População do município de Cabixi recebe diversos serviços sociais na "Operação Aciso"


CIDADANIA: População do município de Cabixi recebe diversos serviços sociais na "Operação Aciso"



População de Cabixi foi contemplada com oferta de serviços sociais gratuitos da “Operação Aciso”

Porto Velho, RO - O município de Cabixi foi contemplado com a “Operação Aciso”, iniciativa humanitária da Casa Militar, do Governo de Rondônia, juntamente com parceiros. A ação que começou esta semana com atividades de civismo nas escolas está sendo encerrada com dois dias, sábado (4) e domingo (5), de serviços sociais gratuitos à população.

Na solenidade ocorrida na manhã de sábado, na Escola Estadual José de Anchieta, o governador Marcos Rocha foi representado pelo superintendente de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Carlos Lopes Silva, que reforçou o compromisso social do Poder Executivo Estadual com a população. “O objetivo é ajudar as pessoas e promover o desenvolvimento do Estado”, assegura.


Major Clodomar Rodrigues explica objetivo da “Operação Aciso”

O coordenador da “Operação Aciso”, major Clodomar Rodrigues, explicou que esta edição marca o retorno da “Operação Aciso” que esteve suspensa devido a pandemia do coronavírus. “Com orientação do chefe da Casa Militar, coronel Valdemir Carlos de Góes, aproveitamos esse período para estruturar a operação com a aquisições de equipamentos, principalmente para dar suporte para à assistência odontológica”, disse.

Para o planejamento da operação em Cabixi foi realizada visita percussora no município para o levantamento das necessidades da população e estabelecer parcerias. “A prefeitura municipal abraçou a proposta do Governo de Rondônia, e isso contribuiu muito. Até porque o governador orientou que não se trata de uma ação partidária, mas de política pública de governo com o único objetivo de beneficiar a população”, explica o major.


No Portal da entrada da cidade, a escultura do peixe sinaliza que a principal atividade econômica é o turismo de pesca

Além disso, moradores da cidade quiseram ser voluntários na ação. “Eles quiseram voluntariamente ajudar. E a ‘Operação Aciso’ é isso, não é só trazer o Estado para a população, é envolver a comunidade nas soluções das demandas. Consideramos a “Operação Aciso” o braço humanitário da Casa Militar, pois leva cada um a enxergar o potencial que tem em fazer o bem. E a visão humanitária e que o Estado do governador é a força motora da operação”.


Prefeito agradece ao Governo de Rondônia pela Operação Aciso em cabixi

Cabixi, é um município pequeno, mas considerado importante para o desenvolvimento de Rondônia. No Portal da entrada da cidade, a escultura do peixe já sinaliza uma das potências econômicas da cidade, o turismo de pesca. A cidade fica a um pouco mais de 40 quilômetros do rio Guaporé e cerca de seis quilômetros do rio Cabixi. As pousadas na região atraem turistas do Brasil e estrangeiros.

O prefeito Izael Dias ainda destacou que o município também é forte na produção agrícola, tendo um dos solos mais fortes de Rondônia, e destaca-se também na produção de leite. “É uma cidade muito agradável, tem uma população acolhedora, muito bom para se viver, nós o consideramos um pedacinho do Paraíso. Um paraíso das águas. Somos felizes demais aqui”, afirma.

O prefeito disse ainda que a “Operação Aciso” foi recebida com gratidão pela população. “Ficamos muito felizes com os trabalhos desenvolvidos, com várias ações para Cabixi. E nós colocamos nossas secretárias à disposição, especialmente da Saúde, Educação e Assistências Social. Eu só tenho a agradecer ao Governo de Rondônia. Não tem nada mais satisfatório para um gestor que atender a população. E a ‘Operação Aciso’ cuida das pessoas, os torna mais felizes”.


Salas de aulas foram transformadas em consultórios odontológicos para amenizar carência desse tipo de tratamento

SERVIÇOS

Uma das maiores deficiências de Cabixi, o tratamento odontológico, fez parte da oferta de serviço da “Operação Aciso” por meio de parceria com o Instituto Kaleo. “O povo da cidade já está há alguns anos sem atendimento odontológico, havia uma carência desse serviço. E com a operação vamos conseguir dar essa ajuda para à população”, afirma major Rodrigues.

O Instituto Kaleo montou consultório odontológico com oferta de procedimentos de baixa a alta complexidade. “Já temos essa parceria com o Estado de Rondônia desde 2017. Estamos dessa vez com cerca de 30 voluntários da área odontológica, dividida em núcleos operacionais que vão desde a prevenção a solutiva, que inclui cirurgias. Foram montados oito consultórios odontológicos”, afirma o presidente do Instituto Kaleo, Edson Modesto.


Titular da Sugesp explica ação de cidadania por meio da emissão de documentos

“Fico muito grata de servir só pelo prazer de fazer o bem às pessoas que necessitam usando o dom que a gente ama fazer”, conta a estudante do 6º período de Odontologia, Isadora Ruiz, voluntária do instituto.

Grata também ficou a produtora rural, Vanilza Rosa que juntos com os filhos recebeu tratamento odontológico. A filha dela, Natália, por exemplo, teve na “Operação Aciso” a primeira oportunidade de receber esse tipo de serviço. “Quero agradecer por essas ações que trouxeram para o município. Já estava precisando faz tempo desse serviço”

Outro que também buscou atendimento odontológico foi o autônomo Walter Brás. “É uma ação muito importante, pois traz até a gente um serviço que era a nossa necessidade”.

EMISSÃO DE DOCUMENTOS


Esmeralda, agora com passe livre do idoso, planeja visitar familiares em Minas Gerais

A Sugesp realizou a emissão de documentos por meio do “Tudo Aqui”. “Ofertamos à comunidade a emissão do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, passe livre ao idoso e portador de necessidades especiais. São documentos que as pessoas necessitam para exercer a cidadania”, afirma o superintendente.

A aposentada Esmeralda Gomes, 61 anos, aproveitou a operação para adquirir o Passe Livre ao Idoso, e o motivo é muito especial. “Quero ir para Minas Gerais rever meus familiares, que não vejo desde que sai de lá, isso já tem 50 anos”, revela.

ASSISTÊNCIA À GESTANTES

A Secretaria Estadual de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) fez a entrega de kits do “Mamãe Cheguei”. “Estamos integrando a “Operação Aciso”, pois por orientação da secretária da Seas, Luana Rocha, é importante estarmos juntos com as demais secretarias na oferta de serviços sociais à população. E hoje, teve a entrega de dez kits para as mamães, benefício que faz parte do programa”, afirma o diretor técnico da Seas, Bruno Vinicius Fontinelle Benitez Afonso.


Entrega de kits do Mamãe Cheguei a gestantes de Cabixi

“Foi muito legal, eu gostei. Indicaria o programa e gostaria que todas as mulheres tivessem a oportunidade de participar. E o kit ajudou muito, gostei de tudo, veio em um bom momento”, disse Aparecida Gomes Ferreira.

“Gostei muito de participar, fui muito bem tratada pela equipe. Essa é a minha segunda gestação, e aprendi bastante coisas novas com o programa. No kit veio muita coisa e me ajudou, pois eu não tinha banheira e nem os lencinhos”, relata Kelin Martins Gomes.

“Foi ótimo participar, aprendi muita coisa. Gostei de todas as palestras e curso. O kit foi muito bem-vindo, não tinha muitas roupinhas e banheira, e com o kit pude completar o enxoval do meu bebê”, conta Poliana da Silva Antunes.

PÚBLICO RURAL


Produtora, Raquel Silva solicitou auxílio-maternidade rural

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) levou as políticas públicas para à população rural. De acordo com o gerente da Emater, em Cabixi, Eliandro Benini, a instituição ofertou o serviço de auxílio no processo de previdência social, especialmente a aposentadoria rural e também na orientação quanto ao crédito rural.

O extensionista social, Aparecido Gomes, destaca a satisfação de contribuir com as atividades desenvolvidas no local. “É muito bom estarmos atendendo os produtores rurais com diversos serviços, a exemplo do processo de aposentadoria e o auxílio-maternidade rural”.

A produtora rural Raquel Silva, que é mãe de gêmeas aproveitou a ação para solicitar o auxílio-maternidade rural.” Com a Emater esse serviço fica mais fácil e concentrado, não precisamos ir a outro lugar”, avalia.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO


Crianças aprendem sobre educação no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia esteve no local e apresentou a importância da educação de trânsito. “Hoje estamos com algumas atividades lúdicas, na parte da educação no trânsito, assim como alguns serviços de consultas de habilitação e veículos para os condutores. Essa ação é muito importante, porque precisamos cada vez mais levar as ações do Detran aos 52 municípios do Estado, principalmente, no que diz respeito a parte da educação no trânsito, que é uma vertente importante de atuação do órgão. É necessário também levarmos isso para a sociedade, trazendo conscientização a nossas crianças e condutores, para que possamos tormar o trânsito mais seguro”, afirma o diretor-geral do Detran Paulo Ferreira de Almeida.

PRESTAÇÃO DE SOCORRO

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizou exposições e oficinas. “Estamos mostrado o Corpo de Bombeiros para à população, especialmente para crianças e adolescentes que se identificam com essa profissão. São várias oficinas com temas como: primeiros socorros, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar”, disse o sargento Jorge Aparecido Amorim, do 2º SGBM.


Corpo de Bombeiros realiza oficinas e demonstrações das atividades desenvolvidas pela Corporação

Confira galeria de imagens

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem