TRANSPORTE ESCOLAR: Municípios de Rondônia assinam carta de intenções para aquisição do sistema “Transcolar Rural”


TRANSPORTE ESCOLAR: Municípios de Rondônia assinam carta de intenções para aquisição do sistema “Transcolar Rural”

Ferramenta é uma aquisição do Governo de Rondônia, cedido sem ônus aos municípios para georreferenciar suas rotas e custos

Porto Velho, RO - Gestores de 38 municípios de Rondônia assinaram carta de intenções para fins de adesão ao sistema “Transcolar Rural”. A reunião aconteceu na quinta-feira (9), no Teatro Banzeiros em Porto Velho. A ferramenta é uma aquisição do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que cede sem ônus aos municípios para georreferenciar suas rotas e custos do transporte escolar rural.

A princípio, aconteceu uma apresentação aos prefeitos e secretários municipais de Educação sobre o sistema “Transcolar Rural” e seus benefícios. O sistema tem como objetivo o planejamento, gestão e fiscalização do transporte escolar rural, bem como otimizar rotas, minimizando quilometragens e custos nas trajetórias para transportar estudantes da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

Prefeitos e secretários municipais estiveram presentes na reunião de apresentação do sistema “Transcolar Rural”

O sistema foi desenvolvido na Escola de Engenharia da UFMG, sob a coordenação do Nucletrans, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia, e envolve pesquisadores de diversos departamentos da UFMG.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini esteve presente no evento e destacou a parceria entre a Seduc e os municípios. “Essa ferramenta vai trazer mais qualidade para o transporte estadual e municipal e proporcionar economicidade com o devido planejamento e monitoramento das rotas”, pontua.

O prefeito de Mirante da Serra, Evaldo Duarte conta que o município procura proporcionar um transporte escolar rural com qualidade efetiva, e esse sistema deve contribuir para isso. “Com esse novo sistema o município vai ter mais segurança na tomada de decisão, além da economicidade aos cofres públicos”, finaliza.

ADESÃO

Os 38 municípios que assinaram o termo de adesão foram: Ouro Preto do Oeste, Alto Paraíso, Cacaulândia, Nova Mamoré, Cacoal, Cujubim, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis, Urupá, Theobroma, São Felipe d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Parecis, Nova Brasilândia d’Oeste, Pimenteiras do Oeste, Castanheiras, Ministro Andreazza, Nova União, Santa Luzia d’Oeste, Pimenta Bueno, Corumbiara, Rolim de Moura, Alta Floresta d’Oeste, Machadinho d’Oeste, Chupinguaia, Vilhena, Rio Crespo, Candeias do Jamari, Cabixi, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Primavera de Rondônia, Governador Jorge Teixeira e São Miguel do Guaporé.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem