DESENVOLVIMENTO: Plataformas de melhoria da gestão de bolsas de sangue e aproximação com doador são lançadas pela Setic e Fhemeron


DESENVOLVIMENTO: Plataformas de melhoria da gestão de bolsas de sangue e aproximação com doador são lançadas pela Setic e Fhemeron

As novas ferramentas oferecem um grande avanço para a Fhemeron e o doador

Porto Velho, RO - A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, realizou nesta sexta-feira, 3, o lançamento do Sistema Integrado da Hemorrede de Rondônia (Sihro) e da plataforma direcionada ao doador de sangue, “Salve Vidas”, desenvolvidos para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron.

Durante o lançamento, a analista de sistema, Ádila Pires, explicou que o gerenciamento interno do ciclo de sangue e o contato com o doador, eram alguns dos desafios da Fhemeron, que são solucionados com a criação do sistema. Dividido em duas partes, o Sistema Integrado é automatizado e permite a melhoria do gerenciamento do ciclo do sangue, que auxilia desde a captação do doador de sangue até a distribuição dos hemocomponentes da Fhemeron para as agências transfusionais e hospitais.

Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria

A segunda parte, se define com a plataforma “Salve Vidas”, um canal exclusivo do doador, que proporciona a transparência no processo de acompanhamento da doação de sangue, e facilita a interação do doador com o centro de doação, a Fhemeron. O usuário pode gerenciar seu cadastro, acompanhar seu histórico, emitir atestados e receber alertas de futuras doações.

O sistema e a plataforma serão disponibilizados ainda nesta semana. O cidadão poderá acompanhar mais detalhes no site do Salve Vidas .

GRANDE AVANÇO

A automatização promovida pelo sistema por meio da plataforma, foi executada pela Setic em parceria com a Fhemeron, e trará grande avanço. Para o presidente da Fhemeron, Reginaldo Girelli, o lançamento destas ferramentas é um grande marco para a hemoterapia do Estado.

“Hoje é um dia muito feliz para todos nós que estamos na ponta, atuando no desafio que é a captação de doadores, para conseguir ajudar outras pessoas com o sangue doado, sendo essa uma das maiores complexidades na saúde. Agradeço o Governo de Rondônia e toda a equipe da Setic que trabalhou muito no desenvolvimento destas plataformas”, afirmou o presidente.

A gerente de captação, Maria Luiza, também é uma das pessoas mais envolvidas quanto ao reforço em manter e aumentar o número de doadores. Para ela, a atuação da Fhemeron com as novas ferramentas, é uma conquista. “Essas plataformas vêm ao encontro dos nossos anseios, quando em 2019, procurávamos a Setic para alinharmos o que foi entregue hoje. É uma conquista para os servidores e doadores, que há 10 anos pedem por algo assim”, relatou.

Nova plataforma permite uma gestão de todo processo do sangue

TECNOLOGIA A FAVOR DE TODOS

O superintendente da Setic, Delner Freire agradeceu à equipe que tornou possível o desenvolvimento das plataformas. “Sabemos que no Brasil, menos de 2% da população doa sangue. Em 2022, observamos esse déficit em Rondônia também. A plataformas “Salve Vidas” veio para modificar a relação do Estado com o cidadão, para que ele seja, de fato, um doador. E a gestão das bolsas de sangue que será aprimorada com o Sihro. Sinto muito orgulho da equipe que fez acontecer e viabilizou as ferramentas entregues hoje” enfatizou.

A secretária de Estado da Saúde, Semayra Gomes, destacou a habilidade da Fhemeron em reconhecer as necessidades, e a eficiência da Setic em solucionar as dificuldades encontradas. “Parabenizo a Fhemeron e a Setic nesse grande esforço conjunto. Lembro da importância de cada um ser doador por amor. Pessoas precisam da doação de sangue hoje”, disse.

A chefe do Serviço de Gestão Administrativa da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia, Maria Acácio, agradeceu ao trabalho desenvolvido e colocou a superintendência à disposição para o que for necessário na complementação das plataformas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem