COMPORTAMENTO: Projeto de Educação de Trânsito do Detran Rondônia vai ser desenvolvido em escolas municipais de Porto Velho


COMPORTAMENTO: Projeto de Educação de Trânsito do Detran Rondônia vai ser desenvolvido em escolas municipais de Porto Velho

Projeto piloto irá atender inicialmente dez escolas de várias regiões de Porto Velho

Porto Velho, RO - Formar cidadãos conscientes e estimular estudantes do 1° ao 5° ano da Rede Municipal de Ensino, o comportamento seguro no trânsito. Esta é a finalidade do projeto que o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia irá desenvolver no Estado em parceria com os municípios rondonienses.

Nesta terça-feira (14) o gestor da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira Lima, o auxiliar de trânsito, Tiago Real e o professor Sidinei Costa de Oliveira Rodrigues estiveram reunidos com a secretária adjunta de Educação do Município de Porto Velho – Semed, Paula Ramos de Souza, para tratar sobre a parceria.

Ruymar Pereira, disse que o projeto de Educação de Trânsito, a criança que está em formação, vai aprender desde cedo que no trânsito existem regras de convivência e que a legislação que normatiza essas normas precisam ser respeitadas, para garantir segurança evitando acidentes de trânsito.

O diretor da Dtet ressalta ainda que trabalhar Educação de Trânsito junto aos alunos de sete a 14 anos é muito importante, pois o número de vítimas no trânsito nesta faixa etária é grande. “Segundo o Ministério da Saúde, cerca de seis mil crianças, de zero a 14 anos, morrem; e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente”, alertou.

O projeto deve iniciar no segundo semestre

Diante do acordo firmado entre Estado e município para que o projeto seja desenvolvido nas escolas da Capital, o próximo passo é reunir a equipe pedagógica da Semed e os técnicos do Detran para desenvolver o plano de trabalho de acordo com a demanda.

Inicialmente será desenvolvido um projeto piloto para atender dez escolas, contemplando todas as regiões da cidade de Porto Velho. A escolha das unidades escolares vai levar em consideração os dados do geoferenciamento do Detran onde ocorre o maior número de acidentes de trânsito envolvendo a comunidade local e a localização da instituição de ensino.

A intenção é fazer um trabalho de educação de trânsito envolvendo a comunidade do entorno da escola. “A orientação é levar o projeto para as escolas mais afastadas da região Central da cidade”, disse o auxiliar de trânsito, Tiago Real.

O auxiliar de trânsito, Tiago Real destacou durante a reunião sobre a importância da escolha da escola a ser atendida com o projeto de Educação de Trânsito.

O professor Sidinei Rodrigues, servidor de carreira da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho, lotado no Departamento de Políticas Educacionais – DPE na Divisão de Educação Básica – Dieb e que presta serviço para o Detran ficou responsável por trabalhar junto com a equipe pedagógica da Semed o Plano de Trabalho para a escolha das dez escolas a serem contempladas inicialmente.

O projeto deve iniciar no segundo semestre. Os alunos vão receber um caderno exclusivo para cada série, com atividades e imagens dos personagens Ligadinho e Vidinha na contra capa para cada série onde vão aprender de forma divertida o que é ter responsabilidade e segurança no trânsito.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem