AUXÍLIO ESPIRITUAL: Hospital de Base retorna com assistência religiosa; serviço é promovido pela capelania da unidade

Capela fica aberta 24h para que pacientes, acompanhantes e profissionais façam suas preces

Porto Velho, RO - Em momento de dor, medo e desafios enfrentados na cura de uma enfermidade, pacientes, familiares e profissionais de saúde são acolhidos com apoio emocional e espiritual na Capela Bom Pastor, localizada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro – HBAP, que fica aberta 24 horas para realização de preces.

A capelania do HBAP, que funciona desde março de 2007, coordena as atividades diárias e visitas religiosas na unidade. O serviço foi criado em março de 1999, com a proposta de levar esperança, acolhimento e conforto por meio da fé, com leituras bíblicas, orações, conversas e cultos. “Levar ânimo e consolo àqueles que necessitam é a principal missão da Capelania” explica a capelã Lucininha Marrieli.

Lucininha Marrieli, é quem recebe os visitantes no hospital e orienta sobre os procedimentos que devem ser adotados dentro da unidade.

Internado há dez dias na ortopedia do Hospital de Base, Kleiton Souza, de 42 anos de idade, aguarda procedimento. Ele relata a experiência vivenciada nesse período. “Nesses dias tenho me direcionado à Capelania e recebo materiais sobre espiritualidade. Acho muito importante nesse momento a busca por conforto em Deus”.

A psicóloga, Audilene Queiroz ressalta a importância desse apoio, em que a hospitalização, por ser uma mudança brusca na rotina, pode gerar temores que levam à ansiedade. “Acolhemos nosso paciente com apoio psicológico por meio da escuta terapêutica, que aliado ao suporte familiar, crenças e valores, contribuem para a recuperação”.

PANDEMIA

No período da pandemia do coronavírus, as visitas e atividades religiosas na capelania foram suspensas, mas agora retornam à normalidade. “No auge da pandemia da covid-19, suspendemos a assistência religiosa aos pacientes, prevenindo a proliferação do vírus, mas agora retomamos as nossas atividades que levam conforto aos enfermos e também à nossa equipe de saúde”, enfatiza o diretor-geral do Hospital de Base, Rodrigo Bastos.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira: 11h30 Terço / 16h Grupo de Intercessão
Terça-feira: 15h30 Terço da Misericórdia
Quarta-feira: 11h30 Terço / 16h Culto
Quinta-feira: 16h Culto
Sexta-feira: Missa ou Celebração da Palavra
Sábado: 16h30 Culto
Domingo: 15h30 Culto

OUVIDORIA

Para aprimorar o contato com a população é importante que as sugestões, reclamações, críticas, elogios, denúncias ou solicitações sejam dirigidas à Ouvidoria da Sesau, pelos telefones 0800-647-7071 (até às 13h); (69) 98482-1370/(69) 3212-8300, ou pelo e-mail ouvidoriasus.ro@gmail.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem